.O Inmetro divulgou o ranking dos carros com maior consumo de combustível de 2017. A 9ª edição do levantamento inclui 983 modelos, fabricados por 35 montadoras

Depois de analisar a eficiência energética do modelo, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) classifica os carros em seis grupos, de A a E.

Assim como ocorre com eletrodomésticos e produtos eletrônicos, os carros recebem etiquetas com faixas coloridas. A faixa A classifica os produtos mais eficientes, enquanto a etiqueta E sinaliza quais têm o maior consumo de combustível. A participação das montadoras no ranking é voluntária.

 

Segundo o Inmetro, um carro compacto na faixa E pode consumir um litro de gasolina a cada 8,3 quilômetros percorridos na cidade, enquanto um veículo da mesma categoria enquadrado na faixa A pode consumir um litro de gasolina a cada 15,8 quilômetros rodados.

Isso significa que ao dirigir 40 quilômetros por dia durante um ano com os veículos de etiqueta E o gasto adicional com combustível pode chegar a 2.642 reais em relação aos veículos com etiqueta A. Para fazer o cálculo, foi utilizado o preço médio do combustível em São Paulo, de 3,21 reais, segundo dado divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Nas tabelas abaixo você confere os carros de passeio que receberam a classificação E na comparação entre carros da mesma categoria.

Os veículos foram listados de acordo com a categoria e aparecem na seguinte ordem: compacto, médio, grande, extragrande, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, fora de estrada, minivan, picape e esportivo. Cada tabela está ordenada do maior para o menor consumo de gasolina ou diesel na cidade.