A manhã desta segunda-feira (17) é especial para 39.600 alunos da rede municipal de ensino de Blumenau, no Vale do Itajaí. Com reforço na segurança e uma série de ações que estão sendo implementadas, alunos de 80 CEIs (Centros de Educação Infantil), 46 escolas municipais e dois centros de contraturno escolar voltam às aulas.
Entre as medidas de segurança adotadas inicialmente, estão a contratação de 150 profissionais que irão fazer a segurança das 128 unidades de educação vinculadas à rede municipal de ensino. Destes, haverá inicialmente 50 postos com seguranças armados com armas de fogo, com previsão de ampliação deste número para sua totalidade até o fim do mês.
O secretário municipal de educação Alexandre Matias detalha as ações que já foram tomadas. Para viabilizar o reforço na segurança, um contrato emergencial foi firmado para poder garantir o retorno às aulas com os vigilantes armados.
“Por força de Lei, esse contrato emergencial tem vigência de no máximo 180 dias. Durante este período, estaremos construindo um processo licitatório para que seja efetivada uma empresa que possa prestar este serviço em caráter efetivo”, afirma.
De acordo com o secretário, enquanto as aulas estiveram suspensas na última semana, foram feitas visitas técnicas em todas as unidades da rede municipal de educação, elencando as fragilidades de cada educandário e as medidas a serem tomadas.
“Classificamos a segurança das unidades nas colorações vermelho, amarelo e verde, dando total atenção àquelas que estão em vermelho, com atenção central ao cercamento e muramento dos prédios, garantindo segurança física às unidades. Nós ainda não discutimos a implantação de portas giratórias ou outros equipamentos mais sofisticados, até porque nós temos que melhorar as situações mais básicas. De nada adiantaria instalarmos uma porta giratória em uma unidade que tem por exemplo um muro de 1,20 metro de altura”, pondera.
Outras providências
Conforme a secretaria municipal de educação, as obras para a elevação de muros nas escolas consideradas como mais vulneráveis devem ser iniciadas nos próximos dias. Como reforço, a Polícia Militar também atua com o patrulhamento e a realização de rondas em algumas unidades.
Blumenau também trabalha em um prazo de 15 a 20 dias para o início de implantação de 220 câmeras de segurança instaladas na entrada e saída das unidades de ensino municipais. Inclusive, ainda foi feito um levantamento para analisar a quantidade de câmeras de segurança necessárias para cada instituição.
Para os próximos meses, a secretaria municipal de educação estima colocar em prática a interligação deste sistema à Central de Controle Operacional, com instalação de botão do pânico e sistema de monitoramento integrado com a Polícia Militar.
Outra medida que será adotada é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção. As equipes já trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e este será apresentado e construído em cada unidade nos próximos 60 dias.
Informações ND+