
O 14º Festival Santa Catarina Dança contou com diversos grupos nacionais de diversas categorias, sendo ballet, danças populares, danças urbanas e entre ouros. O evento ocorreu no “Teatro CIC” na capital Catarinense, Florianópolis.
Para representar a nossa cidade de Itapema, os elencos infantil, juvenil e adulto do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, não ficaram para trás, conquistando diversas premiações durante o festival.
Com notas altíssimas e avaliações positivas, o grupo conquistou o 1º Lugar em “Danças Populares Conjunto Adulto” também o 2º Lugar em “Danças Populares Conjunto Juvenil” e por fim, mas não menos importante, levou para a casa o 2º Lugar na categoria “Danças Populares Conjunto Infantil”. Vale ressaltar também que o Grupo conquistou o prêmio de “Melhor Figurino e Paramentação” com a coreografia “Bailado Mexicano”, uma coreografia totalmente idealizada e criada por Rudimar do Nascimento, coreografo e fundados do Grupo.
A Categoria infantil, teve por sua vez a dança do “Negrinho do Pastoreiro”, chamada de “Uma Fabula Totalmente Gaúcha” uma dança contagiosa e alegre, misturado com diversos tipos de arte, relatando o maior mito Rio-Grandense, uma coreografia fantástica, criada por Rudimar do Nascimento e Ketlyn Gabrielle. A dança traz a emoção e a vontade de ser uma criança, de brincar com a lenda, e com objetivo de mostrar a cultura gaúcha para vários povos, sendo assim, uma das coreografias mais assistidas do elenco infantil. A coreografia premiada com o 2º Lugar, ficou com notas altíssimas, em torno de 9,60 em média.
Passando para a próxima categoria, chegamos na categoria juvenil, considerado por muitos a categoria mais competitiva do festival, com diversos grupos de “Ponta” do Brasil. O grupo enviou ao festival a coreografia “Bailado Mexicano” e como o nome já diz, a dança vem direto da cultura mexicana, tendo como objetivo, homenagear e representar os mexicanos, com elementos cênicos, passos típicos, roupas á caráter e entre outros. O grupo conquistou o 2º Lugar nesta categoria, com uma média de notas de aproximadamente 9,81, onde mesmo com 2º Lugar, configurou entre uma das melhores notas do festival. Esta coreografia foi feita por Rudimar do Nascimento, ensaiada por Ketlyn Gabrielle.
E por fim, o título esperado e almejado. Na categoria adulta, foi premiado com o título de 1º Lugar, onde se manteve campeão, após pausa obrigatória da pandemia, onde o mesmo teria sido campeão na última edição, em 2019.
A Coreografia em si relata o que ocorreu no dia 20 de setembro de 1835, conhecido como “Revolução Farroupilha” ou “Guerra dos Farrapos”, onde os estancieiros gaúchos estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro. Nesta época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque (carne seca) e a insatisfação dos estancieiros, era referente a cobrança de impostos realizada pelo governo.
O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por parte do território do Rio Grande do Sul, onde iniciou também uma vontade separatista do estado pelo Brasil. Alguns historiadores não entraram em consenso para saber se realmente isso ocorreu, porem até os dias de hoje, esse sentimento ainda é presente em parte dos gaúchos.
Relatando esta brilhante história em palco, com diversos elementos cênicos, as interpretações ensaiadas, a utilização de um personagem sendo o Bento Gonçalves e entre outros, alcançou em torno a média 9,43. Se tornando o campeão desta categoria.
Em seu currículo, o grupo participou de 7 anos deste festival, se sagrando campeão 9 vezes, conquistando 3 vezes o segundo lugar, sempre se mantendo no topo, sem sair do pódio.
“A cada dia, só tenho que agradecer cada vez mais, a toda equipe, os ensaiadores, a mais nova coreografa, a equipe dos bastidores, os pais do grupo e todos os dançarinos, cada um tem seu papel e sua porcentagem em todos os títulos que conquistamos, o grupo está de parabéns, e é claro, iremos comemorar sim, nós merecemos, mas o trabalho não para por aqui, temos projetos pela frente e pelo resto do ano” Disse Rudimar do Nascimento, Fundador e Coreografo do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral.
Em meio a diversos compromissos, perante a semana farroupilha, o grupo não irá para por aqui, tendo em sua agenda, compromissos até o fim deste ano, um festival em Florianópolis logo em janeiro, e diversos outros convites em análise.




