No domingo, 23 de julho, uma comitiva formada por alunas das aulas de dança do Projeto Oficinas Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMCB, e pela professora Tatiane Veroneze Pratti, passaram o dia no 40º Festival de Dança de Joinville. Onde puderam apreciar a Feira da Sapatilha, muitas aproveitaram a ocasião para adquirir uniformes propícios para as aulas e desta forma facilitar os movimentos apreendidos, assistir as apresentações do palco alternativo e no saguão do Centreventos Cau Hansen, trocar vivências com alunos e bailarinos profissionais de todo o Brasil, e finalizar a viagem técnica participando da Noite de Gala com a exibição do espetáculo “Cinderella” apresentado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com música de Prokofiev e coreografia de William Almeida.
A instrutora de dança do Projeto Oficinas Culturais, professora Tatiane Veroneze Pratti, destaca que o maior festival de dança do mundo sempre surpreende pela qualidade dos trabalhos apresentados, e comenta a importância da visita técnica: “estar em meio a amadores e profissionais da dança inspira, fornece referências e ânimo para continuar a dedicação na dança”. Ainda ressalta, que algumas alunas realizaram sonhos neste domingo: “algumas em estar no festival, outras em poder adquirir sua primeira sapatilha de pontas, outras em assistir pela primeira vez um espetáculo de ballet profissional. Isso muda. As oportunidades mudam a caminhada. Assistir a Escola do Ballet Bolshoi apresentando um espetáculo neoclássico foi intrigante, envolvente e inspirador”, finaliza a professora.
A aluna de dança contemporânea e canto coral Magarete Rita Riva, esteve pela primeira vez no Festival de Dança e não escondia a emoção: “incrível a qualidade que vimos aqui, que eu vi, qualidade internacional e praticamente na porta da nossa casa! Estou impressionadíssima e emocionada. E para ano que vem que possamos ampliar e ficarmos uma semana em Joinville e aproveitar as oficinas disponíveis também”.
O Festival de Dança de Joinville segue até dia 29 de julho, e todos os anos a FMCB proporciona aos alunos interessados nesta vivência, transporte e apoio institucional por meio do Projeto Oficinas Culturais. Este ano participaram da visita técnica 26 alunos de dança de ballet, contemporânea e jazz e quatro pais.
Marcinha Ferreira – Jornalista