
Trabalho realizado após o Dia de Finados reforça o alerta para que visitantes e famílias evitem vasos e recipientes que acumulem água
A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, realizou nesta semana uma grande ação de limpeza e vistoria nos cemitérios do Alto São Bento e da Ilhota. A atividade foi feita após o Dia de Finados e teve como objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Ao todo, 14 agentes de endemias participaram da ação, que resultou na eliminação de 1.386 depósitos (D2), ou seja, locais com acúmulo de água que poderiam servir de criadouro para o mosquito. Além disso, foram virados 30 vasos com água e tratados 5 túmulos que apresentavam focos de água parada.
A equipe reforça que qualquer recipiente, por menor que pareça — como vasos, tampinhas, plásticos e embalagens — pode se transformar em um criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Essa é uma ação que a gente faz, mas que precisa da colaboração da população. Pedimos que as famílias evitem deixar vasos com água nos túmulos e mantenham os espaços sempre limpos e secos”, reforçou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Bruna Bressanini.
O trabalho faz parte das ações contínuas de combate à dengue em Itapema, que incluem visitas domiciliares, mutirões de limpeza e campanhas educativas.
O Programa de Combate à Dengue reforça o pedido para que moradores e visitantes façam inspeções semanais em suas casas e eliminem qualquer ponto que possa acumular água. Denúncias ou solicitações de vistoria podem ser feitas pelo telefone (47) 3267-1530.





