Adolescente perde mão e parte da perna em ataque de tubarão na sua primeira viagem à praia

Uma jovem, que viajava com sua mãe e irmã, sofreu um ataque de tubarão em uma praia na região de Fort Walton, na Flórida, e teve uma das mãos e parte da perna arrancadas. A mãe, horrorizada, gritou para chamar socorro.

“Eu vi os ferimentos e comecei a gritar. Ela estava com os olhos fechados, a boca branca e pálida. Fui até ela e segurei sua mão. Ela me viu, e disse a ela que eu estava lá”, relatou Ann.

Jovem se recupera no hospital

Dois médicos que também estavam na praia prestaram os primeiros socorros. Lulu foi rapidamente transportada de helicóptero para um hospital em uma cidade próxima e colocada na UTI.

Ann Blair soube apenas no hospital que sua filha teria que amputar a mão esquerda e parte da perna direita. A jovem também perdeu dois terços do sangue do corpo.

No sábado, os sinais vitais de Lulu melhoraram. O tubo foi retirado da sua boca e ela começou a respirar sozinha. “Ninguém quer isso para sua filha, mas ela está viva”, disse a mãe.

Outras pessoas também foram atacadas

Além de Lulu, duas pessoas também foram atacadas no mesmo local, no mesmo dia. Um adolescente de 17 foi mordido no pé e uma mulher de 45 anos teve parte do corpo amputada.

As autoridades locais suspeitam que os três ataques tenham sido realizados pelo mesmo animal.

Flórida tem média elevada de ataques de tubarão

Um levantamentos do International Shark Attack File, ligado à Universidade da Flórida (UF), mostrou que os Estados Unidos registraram 36 ataques em 2023.

Desses ataques, 16 foram na Flórida. Gavin Naylor, pesquisador da UF, disse que o número ainda segue dentro do esperado no Estado, que está em uma região de muitos tubarões e possui a segunda maior faixa litorânea dos EUA (atrás apenas do Alasca).

No Brasil, três ataques foram registrados em 2023, sem nenhuma fatalidade.