A Águas de Bombinhas promoveu mais uma edição do programa Afluentes: um encontro para apresentar os projetos da concessionária e esclarecer dúvidas da comunidade. Um dos objetivos da reunião, que foi realizada no bairro José Amândio, foi de exibir o projeto do novo sistema de esgoto da cidade, que atualmente está em fase final de licenciamento.
De acordo com o coordenador de operações da empresa, Gabriel Balparda Fasola, o projeto conta com mais de 150 quilômetros de rede, alcançando a universalização do sistema de Bombinhas. Além disso, a partir do momento que as obras iniciarem, a meta da Águas de Bombinhas é instalar 97% do sistema no prazo de apenas seis anos. “Nosso objetivo é universalizar a coleta e tratamento de esgoto”, explica Gabriel.
Bombinhas, que é uma referência quando o assunto é turismo ecológico, atualmente possui apenas 18% de tratamento de esgoto. Ou seja, cerca de 750 residências são ligadas na rede e realizam o tratamento de efluentes. Por isso, conforme explica Gabriel, o novo sistema é tão importante para a cidade. “A instalação do projeto é fundamental para o município, justamente pela riqueza ambiental e ecológica que Bombinhas possui”, explica.
Durante a reunião a concessionária também relembrou outras conquistas já realizadas, como a construção e operação do novo sistema de abastecimento de água. Devido à oferta de abastecimento, por exemplo, o Carnaval de 2019 foi o melhor já registrado nos últimos anos.
A moradora do bairro José Amândio, Viviane de Almeida Machado, conta que esta foi a primeira reunião que participou com os representantes da Águas de Bombinhas, e saiu do encontro com as dúvidas esclarecidas. “Foi muito efetivo, esclarecedor, gostei bastante. Venho representando os moradores da minha rua e vou explicar para eles o que foi falado aqui. Tínhamos questões sobre o novo sistema de esgoto e responderam tudo o que eu precisava”, comenta ela.