Anvisa autoriza vacina para bronquiolite em bebês; doença já causou 374 internações em SC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última segunda-feira (1º), uma vacina destinada à prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório, principalmente da bronquiolite infantil. Em Santa Catarina, 374 crianças de até 2 anos de idade já foram internadas com a doença somente em 2024.

O VSR é responsável por até 75% dos casos de bronquiolite entre lactantes e menores de dois anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Nessa faixa etária, a mortalidade em decorrência da infecção é maior, especialmente no período de sazonalidade do vírus, entre abril e agosto, na região Sul do Brasil.

Como a vacina age

O imunizante Abrysvo é fabricado pela Pfizer e não é o primeiro a combater o VSR a ser aprovado pela Anvisa, mas é o primeiro indicado a bebês. O medicamento poderá ser aplicado em dose única em grávidas, durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.

A vacina induz o sistema imunológico da mulher a produzir as defesas, que são passadas para o filho através da placenta.

A vacina é descrita como bivalente, já que é composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR. Estudos clínicos mostram uma eficácia de 81,8% nos casos de doença grave nos primeiros três meses de vida do bebê, e em 69,4% seis meses após o nascimento.

Vacinação em Santa Catarina

Ainda não há uma previsão de quando a vacina Abrysvo será disponibilizada para a população, mas a expectativa é que isso ocorra em alguns meses. O imunizante ainda precisa passar pelo processo de precificação junto à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela avaliação e publicação do preço, para que o produto possa ser ofertado. Depois, poderá ser distribuída via SUS e também ser comercializada em clínicas de vacinação particulares.

Para chegar à rede pública, a farmacêutica deve fazer uma solicitação ao Ministério da Saúde. Depois, ele passa por uma avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que considera como a vacina age no contexto real e seu provável impacto social, entre outras questões.

Clínicas particulares de Santa Catarina demonstraram interesse em disponibilizar a vacina a gestantes, mas ainda aguardam o trâmite na CMED. As clínicas Imunizar, que tem três unidades na Grande Florianópolis, a Primme Vacinas, que atende na Grande Florianópolis e em Balneário Camboriú, e a Tio Cecim, que atua na Capital, demonstraram interesse em adquirir o imunizante.

Enquanto isso, a população com mais de 60 anos pode se vacinar contra doenças causadas pelo VSR, mas com a vacina Arexvy (GlaxoSmith Kline). O imunizante já está disponível em clínicas de Santa Catarina.

Como identificar bronquiolite em bebês

A bronquiolite é uma síndrome respiratória que acomete as vias aéreas. O vírus se multiplica nas células do aparelho respiratório superior (nariz, faringe e laringe) e causa inflamação dos bronquíolos, que são uma ramificação dos brônquios.

Nos primeiros dias após a infecção pelo vírus VSR, os sintomas mais comuns são febre e coriza. Depois de 4 ou 5 dias, a doença evolui para sintomas nas vias aéreas inferiores, provocando chiado, tosse, cansaço, falta de ar.

Na criança, como a via aérea é menor, mais estreita, a passagem de ar prejudicada leva a uma maior quantidade de sintomas, como a tosse, que causa desidratação. Em alguns casos, a tosse pode ser tão intensa que é comum ocorrer vômito.