Apaes da região se unem para exame inédito com geneticista de São Paulo

Pela primeira vez em Santa Catarina, uma região da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) promoverá um trabalho de avaliação clinico genética para seus alunos do programa de estimulação precoce, de zero a seis anos. O trabalho, feito de maneira gratuita pelo geneticista Dr. João Pina, de São Paulo, irá avaliar mais de 240 crianças da Apae Litoral (Ilhota, Penha, Navegantes, Piçarras, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo/Bombinhas, Tijucas e Canelinha).

Essa avaliação já fora feita em Balneário Camboriú de 2016 a 2018, onde 296 pessoas foram avaliadas. Porém, nunca antes uma Região foi avaliada em conjunto por um profissional de tal gabarito como o Dr. Pina.

Diagnósticos certeiros

Segundo o fisioterapeuta Artur Lopes, coordenador regional da Apae, o trabalho do geneticista tem como objetivo fechar alguns laudos em aberto e rever possíveis laudos errados, com o objetivo de readequar alguns medicamentos para determinadas pessoas e perceber as áreas de trabalho mais carentes na Apae Litoral.

Ainda segundo o coordenador, o trabalho vem ajudar na compreensão do perfil epidemiológico para que se possa trabalhar em ações preventivas junto às famílias. “Agiremos junto aos anos iniciais para poder informar às famílias sobre o real motivo de algumas deficiências, orientando até possíveis gravidezes futuras”, afirma Artur.

Trabalho regional

Em Santa Catarina, o trabalho regional da Apae Litoral parece bastante unido. O exame genético é feito em todo o Brasil, mas essa é a primeira vez que uma região se une para realizar tal ação. “Isso possibilita com que tenhamos um perfil de prevenção não apenas dentro do município, mas em toda a região”, comenta Artur.

Pelo menos 246 crianças de zero a seis anos estão passando por exames desde segunda-feira (29), as avaliações seguem até sexta-feira (03). Vale destacar que os exames são gratuitos.