Apagão sem precedentes na Argentina e Uruguai

Neste domingo, 16 de junho (em pleno Dia dos Pais argentino), a Argentina e boa parte do Uruguai ficaram sem eletricidade por conta de um blecaute em larga escala que durou mais de 11 horas, atingindo cerca de 48 milhões de pessoas e chegando a afetar Paraguai e Chile.

Tudo começou pouco depois das 7h, quando a refinaria La Plata – a maior da Argentina – parou de funcionar. Houve uma falha massiva no sistema de transmissão entre as hidrelétricas de Yacyretá e de Salto Grande, que provocou a desativação automática das usinas. As autoridades ainda não determinaram o que exatamente causou a cadeia de eventos posteriores que culminaram na desconexão total.

A hipótese, segundo a Edesur (distribuidora argentina de eletricidade), é que o apagão tenha ocorrido por um “desequilíbrio entre a energia entregue e a alta demanda”, uma vez que, no frio, os argentinos utilizam muita calefação. No entanto, a falha ocorreu em uma manhã de domingo, considerado momento de baixa demanda. O presidente argentino Mauricio Macri prometeu investigar.

Foto: Alejandro Pagni/AFP