Após uma semana parado, o helicóptero do Saer Sul deve voltar a voar na tarde desta terça-feira (26). O contrato emergencial para retomar os serviços aéreos da Polícia Civil entre Garopaba e Passo de Torres foi assinado pelo Governo do Estado na segunda-feira (25).
De acordo com o Governo do Estado, a locação custa aos cofres públicos cerca de R$ 160 mil por mês. O contrato é emergencial, com validade de 60 dias, mas o governo afirma que em breve lançará um edital para contratação do serviço.
“Nos próximos dias, já estaremos lançando um edital para contratação deste serviço por até cinco anos. Ou seja, este helicóptero não sai mais da região”, disse o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.
Conforme o coordenador adjunto do Saer, delegado Eduardo Senna, para voar nesta terça, a aeronave aguarda apenas autorizações.
“Estamos na expectativa para que volte a voar na tarde desta terça, no mais tardar no início da manhã de quarta. Estamos só esperando a assinatura da empresa e de uma ligação da Delegacia Geral dizendo que podemos voar”, disse Senna.
Sem atendimento por uma semana
O contrato do helicóptero venceu no dia 19 de setembro, mas no dia 18 a aeronave já não estava em operação. Segundo o delegado, o limite de horas proporcionais ao mês já havia sido atingido.
O pagamento da locação inclui a aeronave, seguro e serviço de manutenção, com a reposição de peças e atendimento de dois mecânicos.
Durante o período parado, os agentes que trabalham no Saer estavam em serviços administrativos ou prestando apoio à Polícia Civil da região.
Conforme a Polícia Civil, essa é a única aeronave de forças de segurança do Estado que não é própria. A PM possuí helicópteros próprios, mas que ficaram paradas por falta de peças e de seguro.
Fonte : G1