Artigo: Não terceirize a sua segurança pessoal

Você mais do que ninguém, caro leitor, vive no dia a dia o que é estar sempre em estado de vigia, onde, é claro, você tem feito sua parte pela sua segurança! Porém, como lidar com entes queridos e pessoas conhecidas que ainda insistem em terceirizar a Segurança Pessoal?
Antes de mais nada, vamos descobrir o que é a tal Segurança Pessoal. A segurança pessoal é o conjunto de medidas e práticas que você realiza visando proteger o seu bem-estar, sua integridade física, sua vida e a vida de pessoas próximas.
Dentro deste conjunto de medidas estão a prevenção e preparação para eventuais ameaças, como violência, assaltos, sequestros, entre outros. A segurança pessoal também inclui medidas para proteger a privacidade e segurança de informações pessoais, como proteção contra roubo de identidade e vazamento de informações. Ainda no conjunto de medidas de prevenção e preparação, estão presentes as matérias de segurança física, segurança emocional, segurança financeira, segurança digital e segurança em situações de emergência.
É importante lembrar que a segurança pessoal é uma responsabilidade sua, é uma responsabilidade contínua e é necessário estar sempre atento e preparado para proteger a si mesmo e aos entes queridos, evitando depender de terceiros para que sua proteção seja eficiente e efetiva.
Não terceirizar a segurança pessoal é importante porque a segurança pessoal é uma responsabilidade crítica que deve ser gerenciada internamente. Confiar em outros para gerir a sua segurança pode levar a problemas de comunicação, além de possíveis falhas na segurança devido à falta de compreensão das suas necessidades específicas. Isso significa que você não deve contratar segurança externa como empresas do gênero? É claro que deve, quanto mais melhor, no entanto quando falamos de Segurança Pessoal estamos falando justamente daquilo que você pode fazer por a si mesmo, a qualquer hora e a qualquer momento.
E como forma de você incrementar o seu conhecimento, visando melhorar suas ferramentas de Segurança Pessoal, seguem algumas pequenas dicas super simples:
• Esteja sempre atento ao seu entorno e às pessoas ao seu redor. Fique alerta para qualquer coisa que pareça estranha ou suspeita.
• Use o sentido comum e confie no seu instinto. Se algo parecer errado, saia de lá ou peça ajuda imediatamente.
• Tenha sempre um telefone celular carregado e com você, e memorize o número de emergência da polícia e do corpo de bombeiros.
• Evite andar sozinho em áreas mal iluminadas ou isoladas, e evite andar sozinho à noite.
• Não compartilhe informações pessoais com estranhos e use senhas fortes para suas contas online.
• Mantenha sua casa e carro trancados, e não deixe objetos de valor visíveis no interior do carro.
• Aprenda técnicas de autodefesa e esteja preparado para se defender em caso de necessidade.
• Faça backup de dados importantes e tenha um plano de emergência para caso algo aconteça.
• Mantenha-se atualizado com as notícias locais e nacionais lendo Jornal O Atlântico, para estar ciente dos riscos e ameaças na sua área.
• Faça os cursos ministrados pela equipe Irmãos de Armas, afinal você precisa expandir suas habilidades com quem entende do assunto.

Bem, agora é só colocar em prática e manter-se atualizado!

Fernando D.
Especialista em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, DPO EXIN®️ e Membro ANPPD®️
Certificado pela Agência de Contra-Inteligência e Segurança de Defesa dos Estados Unidos (DCSA) no Programa de Conscientização em Contraespionagem.