Assinatura do financiamento internacional garante mais de r$ 250 milhões para Itajaí

O átrio da Prefeitura de Itajaí foi palco do histórico ato de assinatura do contrato de financiamento internacional do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável, na manhã desta terça-feira (30). O acordo garantiu U$ 62 milhões, mais de R$ 250 milhões, para 25 obras distribuídas em 17 bairros e localidade de Itajaí. Duas ordens de serviço já foram assinadas para início imediato dos trabalhos.

Assinaram o documento o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o presidente do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata) Juan Notaro e o procurador da Fazenda Nacional Luiz Henrique Alcoforado, representante do Ministério da Fazenda. O evento reuniu lideranças que representaram a comunidade nas Oficinas do Futuro, servidores públicos municipais, em especial os Multiplicadores do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040).

O trâmite burocrático entre a instituição financeira e Itajaí foi realizado em nove meses, um tempo recorde para a instituição. A eficiência e velocidade no processo foi destacada pelo presidente executivo do banco Juan Notaro.

“Gostaria de aproveitar a oportunidade para destacar o trabalho do prefeito Volnei e sua equipe, já que foi exatamente no dia 30 de outubro de 2017 que foram a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para explorar a possibilidade de trabalhar com o Fonplata. E em fevereiro de 2018 recebemos a equipe para iniciarmos o trabalho formalmente”, elogiou.

Prefeito Volnei agradeceu a presença do presidente do banco e o procurador da Fazenda Nacional em Itajaí. “É um motivo de grande honra para a nossa cidade em um dia como hoje para celebrar esse importante contrato de financiamento proporcionando muitas obras para nossa Itajaí”, destacou Morastoni.

O prefeito demonstrou a preocupação com o futuro e a necessidade dessas obras para a população. “Hoje Itajaí de 214 mil habitantes, as projeções para 2040 apontam para uma população de 370 mil, portanto será outra cidade com outras demandas e necessidades. Nós como gestores temos que pensar nesse futuro”.

Em sua fala, o diretor executivo do Fonplata também destacou a preocupação da instituição com o futuro das cidades. “Uma honra para nós estarmos hoje em Itajaí e assinarmos esse contrato. Com esses recursos, o Fonplata estará contribuindo para melhorar a qualidade de vida de toda a população. Itajaí faz parte do grupo de cidades intermediárias, são as que mais crescem no Brasil e no continente. Essas cidades são as que mais necessitam de demandas de planejamento e infraestrutura pública”.