AVANÇA PROJETO DE LEI PARA EVITAR SUSPENSÃO DE CNHS POR MULTAS ANTIGAS

Os motoristas que atingem 20 ou mais pontos na carteira de motorista no período de 12 meses devem ter a CNH suspensa, o que pode acontecer em até cinco anos. E por um atraso na execução dessa suspensão, mais de meio milhão de motoristas estão só agora recebendo notificação para perder a carteira por multas cometidas de até 2012 aqui no Estado. Para corrigir isso, o deputado Gelson Merisio (PSD) propôs uma lei (PL./0081.7/2017) para que só seja possível fazer as suspensões das CNHs dentro do mesmo ano em que a pessoa atingiu o limite. Se o Detran-SC perder esse prazo, seria obrigado a arquivar o processo administrativo contra o condutor, tornando assim o trabalho do Departamento de Trânsito mais eficiente e transparente.

 

“Nós queremos que o Detran passe a agir como deveria ter feito desde o início, quando foi criada a lei, aplicar a punição pedagógica no mesmo ano em que a pessoa acumula a pontuação”, explica Merisio.

Outro problema é que esses motoristas não foram alertados de que estavam perto de perder a carteira. Por isso, o projeto de lei também prevê a criação de um mecanismo no site do Detran-SC em que as pessoas possam se cadastrar para receberam alertas, por e-mail, quando chegarem a 15 pontos. Ou seja, tem um efeito educativo, já que quando você sabe da sua situação, dirige com mais prudência para não chegar aos 20 pontos.

 

A medida foi aprovada na comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira e recebeu aval de constitucionalidade. Agora, a medida segue para a discussão nas comissões de mérito e deve ter uma tramitação mais acelerada. Você pode acessar mais informações sobre o projeto aqui: http://tinyurl.com/CNH-Transparente.