Balneário Camboriú monitora entrada de veículos e passageiros de cidades com transmissão comunitária

transmissão comunitária

A Prefeitura de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos catarinense, publicou nesta quarta-feira (18) um decreto que restringe a entrada de veículos e passageiros de cidades onde há casos de transmissão comunitária do coronavírus.

Barreiras fixas e móveis foram montadas após dois casos da doença terem sido confirmados na cidade. Em Santa Catarina, 14 pacientes foram diagnosticados com a doença.

A fiscalização é feita por agentes das secretarias da Saúde e Saneamento e de Segurança do município que tem abordado os veículos nas entradas da cidade. O decreto tem validade de sete dias a partir da data de publicação.

A exceção, conforme o decreto, são motoristas que comprovarem que moram em Balneário Camboriú mesmo estando em veículos de outros municípios e veículos de transporte de gêneros alimentícios, medicinais e outros de essenciais.

O transporte por aplicativo com passageiros que comprovarem residência na cidade também foi liberado, segundo o decreto, mas devem disponibilizar álcool em gel e transitar com vidros abertos, assim como os táxis.

A transmissão comunitária ocorre quando não é possível identificar como a pessoa contraiu o vírus.

De acordo com a plataforma que reúne dados nacionais sobre a doença, mantida pelo Ministério da Saúde, há casos confirmados de transmissão comunitária no Sul catarinense e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Os dados são referentes à atualização feita pelo órgão às 20h do dia 18 de março.

Dia começou com restrição estendida

Na manhã desta quinta-feira (19), a reportagem da NSC TV acompanhou a fiscalização e identificou que, diferente do que foi previsto no decreto, apenas as pessoas que conseguiram comprovar que estavam a trabalho puderam entrar na cidade.

A Prefeitura de Balneário Camboriú informou que a orientação dada aos fiscais é de liberar veículos de cidades vizinhas, mas que devem ter “acontecido erros nesse primeiro momento”. Uma reunião de ajuste será feita nesta manhã para a correção das falhas, segundo a administração municipal.