Balneário Camboriú registra caso importado de Dengue

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú confirmou na última sexta-feira (20) o terceiro caso importado de dengue. A suspeita é de que a moradora da cidade contraiu a doença em Itapema, onde trabalha, já que outros três trabalhadores da mesma empresa também estão com dengue.

Já na manhã de sábado (21) foi feito o bloqueio com inseticida UBV e também a busca ativa de novos suspeitos nos arredores de onde a paciente mora, no Centro. À tarde, a equipe da Saúde realizou orientações à população para que fiquem atentos quanto ao aparecimento de sintomas da doença. Neste caso, devem procurar o quanto antes uma Unidade de Saúde.

Este foi o terceiro caso importado de dengue neste ano. Os outros dois foram de uma moradora que foi viajar para o Paraná e outro de uma turista que veio veranear na cidade, já infectada pelo mosquito.

Sinais e sintomas

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40° C) de início abrupto, que tem duração de 2 a 7 dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, a dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Com a diminuição da febre, entre o 3º e o 7º dia do início da doença, grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente, com melhora do estado geral e retorno do apetite. No entanto, alguns pacientes podem evoluir para a forma grave da doença, caracterizada pelo aparecimento de sinais de alarme, que podem indicar o deterioramento clínico do paciente.

Informações de BC Notícias