Balneário Camboriú receberá violonistas de renome nacional e internacional de quinta-feira a domingo (1º a 4), no II Festival Internacional de Violão. O evento, que ocorrerá no Teatro Municipal Bruno Nitz, é gratuito.
Na programação, estão incluídas palestras, masterclasses, exposição de obras, apresentação de livro, recitais e concertos. Idealizado pelo instrumentista, professor e compositor Marcos Pablo Dalmacio, o Festival tem o apoio da Fundação Cultural, por meio do edital de apoio a eventos. O intuito é oportunizar o intercâmbio de conhecimentos entre mestres do violão erudito e a nova geração de músicos por meio de palestras e masterclasses (as inscrições para masterclasses e palestras devem ser feitas por meio do endereço https://goo.gl/27ys63).
O Festival promove ainda concertos gratuitos com diferentes formações musicais e fomenta a produção de novas obras (confira a programação e os horários no fim da notícia).
“A programação do festival é voltada para música de violão solo e conjuntos instrumentais, abrangendo diversas épocas e estilos. A intenção é ampliar o acesso do público da cidade à música erudita, estimulando a participação nesses eventos e oferecendo possibilidade de aprimoramento técnico aos músicos de todo Estado”, conta Marcos Pablo Dalmacio.
Uma das atrações da edição deste ano é o primeiro doutor em violão do Brasil e um dos violonistas de destaque da nova geração, Daniel Wolff, que participa da abertura. Também estão confirmadas as presenças dos violonistas Gabriel Schebor, Benedikt Mensing, Marcos Pablo Dalmacio, Cristo Miguel de La Cruz, Pablo De Mello Heredia, Daniel Paranhos e do palestrante Rodrigo Rafael Valentini.
O Festival terá ainda a participação da Orquestras da Ilha, com o solista convidado, Cristian Andres Faig (flauta), de Florianópolis. Durante o evento, poderá ser visitada a exposição “O Tempo”, do artista plástico Victor Sieczko, na Galeria Municipal de Arte, localizada no prédio do Teatro.
No encerramento, será apresentada a obra comissionada ao compositor, arranjador, concertista, maestro e professor, Jaime Mirtenbaum Zenamon. O maestro é autor de peças para violão, violino, violoncello, flauta, oboé, bem como trilhas sonoras e obras para orquestra, balé, concertos e óperas. Em 2000, o artista regeu a Orquestra Sinfônica de Berlim.