Balneário Camboriú terá programação variada no Dia Internacional do Idoso

Segunda (01), Dia Internacional do Idoso. Balneário Camboriú se tornou referência no cuidado e promoção da saúde e qualidade de vida dos “60+” – como na cidade são chamadas as pessoas com mais de sessenta anos. Em quase dois anos, o município remodelou a Secretaria da Pessoa Idosa, criando 87 oficinas que realizam em média 7 mil atendimentos mensais, criou o ABRAÇO – Programa de Proteção ao Idoso; e em breve será certificada com o Selo Cidade Amiga do Idoso. Hoje, Balneário Camboriú é referência nacional e para celebrar tantas conquistas, uma programação especial será realizada na tarde de segunda-feira.

Um dos destaques da programação será o lançamento de seis livros escritos pelos idosos que participam da oficina “Histórias da Minha Vida”. Criada em junho do ano passado, a oficina tinha a proposta de resgatar fatos guardados na memória dos participantes. Além do relato oral, feito a cada encontro, eles foram estimulados a colocar no papel suas histórias. O resultado foi tão positivo, que seis deles lançarão seus livros, às 15h30. A programação do Dia Internacional do Idoso começa às 13h30. Terá bingo com diversos brindes doados pela comunidade e também por idosos voluntários; show de talentos dentre outras atividades.

“A atenção e o cuidado com os amigos que tem mais de 60 anos em nossa cidade são, em primeiro lugar, uma resposta à dedicação e ao esforço para com aqueles que já deram sua cota de contribuição e trabalho à sociedade ao longo da vida, depois, a consolidação de uma política pública de inclusão que tem que ser constantemente aprimorada, e que em nossa cidade buscamos ser referência. Então parabéns a todos os envolvidos nesse esforço que já da tão bons frutos”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

“Hoje, 33% da população de Balneário Camboriú tem mais de 60 anos. Por isso o Município está investindo em políticas públicas reais para atender esse público e nos tornamos referência no país porque aqui se estimula o envelhecimento saudável, com qualidade de vida. No início de 2017 a Secretaria da Pessoa Idosa tinha 169 cadastros em carteirinhas e uma oficina. Hoje são cerca de 7 mil atendimentos em 87 oficinas, dentre elas a de línguas onde os idosos podem aprender inglês, espanhol, francês e alemão; o Pense Leve que estimula os idosos a terem um projeto de vida após a aposentadoria; o 60+ no Mercado de Trabalho onde também resgatamos os vínculos sociais rompidos durante a aposentadoria; além do ABRAÇO que está protegendo os idosos contra abusos e maus-tratos”, enumerou a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello.

O Programa ABRAÇO foi criado em abril de 2017 e é formado por pedagoga, psicóloga, assistente social, uma advogada e um administrador. Negligência, violência psicológica, consultas psicológicas e assessoria jurídica são alguns dos atendimentos prestados pelo programa. O atendimento do ABRAÇO é 24h, por meio de plantão telefônico, no (47) 3363-3020 ou presencial, de segunda a sexta-feira, na Secretaria da Pessoa Idosa, situada na Rua 1822 n° 614, entre a 3ª e a 4ª Avenida. O programa conta com apoio do Ministério Público, Guarda Municipal, Polícia Militar e SAMU.

Em breve, a cidade receberá o Selo Cidade Amiga do Idoso. Um dos últimos requisitos para a certificação é a conclusão do Censo do Idoso, prevista para outubro. O levantamento vai

mostrar qual o perfil dos 60+ que vivem na cidade; o que eles pensam, quais suas expectativas, faixa etária, onde vivem, questão social, equipamentos públicos para este público, dentre outros.