Barco Mapfre vence regata local da Volvo Ocean Race em Itajaí

As equipes da Volvo Ocean Race voltaram para a água nesta sexta-feira em Itajaí para a In-Port Race, mini-corrida local da regata de volta ao mundo. Em um percurso entre boias nos arredores da baía de Itajaí, seis veleiros disputaram a prova que vale pontos no desempate da Volvo Ocean Race.

A regata começou pontualmente às 14h com uma disputa pela ponta que foi vencida pelo barco da Mapfre, que largou na frente seguido de perto pelas equipes Vestas e AkzoNobel. Na tarde ensolarada em Itajaí e com um grande público em barcos e na Vila da Regata acompanhando a prova — que durou uma hora —, as equipes fizeram um aquecimento para a grande largada da próxima etapa, no domingo à tarde, com destino aos Estados Unidos.

 

Com cerca de 10 minutos de prova, o Team Brunel, que havia vencido a etapa até Itajaí, teve problemas na vela e ficou para trás. Mapfre e AkzoNobel seguiram brigando na ponta até o fim da prova, que teve o barco espanhol cruzando em primeiro a linha de chegada, seguido pelo AkzoNobel da brasileira Martine Grael.

 O veleiro da Dongfeng Racing Team ficou em terceiro, seguido por Turn The Tide On Plastic, Team Brunel e Vestas 11th Hour Racing. O time Sun Hung Kai/Scallywag foi o único a não participar, pois chegou em Itajaí somente na quinta-feira à tarde e ainda está fazendo reparos no barco. A equipe ficou parada no Chile e desistiu da etapa entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajaí após o acidente que causou a morte do tripulante John Fisher.

A largada da oitava etapa da Volvo Ocean Race, entre Itajaí e Newport (Rhode Island, EUA), está marcada para as 14h de domingo.