BC Trânsito promoveu conscientização no Dia Mundial Sem Carro

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial Sem Carro. O movimento tem como objetivo diminuir a emissão de gases poluentes ao meio ambiente, que acabam contribuindo com o aquecimento global. Além de incentivar o uso de meios de transportes alternativos ou coletivos, como bicicletas, patinetes, ônibus ou caronas. A Escola Pública de Trânsito de Balneário Camboriú, promoveu nesta quinta, na Rua 3100, uma ação educativa para incentivar o uso da bicicleta. Foi entregue um panfleto informativo com recomendações aos ciclistas sobre equipamentos, local que devem circular, e a importância de utilizar roupas claras para ser visto pelos motoristas, principalmente durante o período da noite.

Na ação, agentes de trânsito conversaram com a população para informar e conscientizar sobre o Dia Sem Carro. “A intenção da abordagem de hoje, é conscientizar as pessoas que tenham condições de deixar o seu carro na garagem quando for fazer um trajeto curto, principalmente, em dias de sol. Assim, contribui com o trânsito e menos congestionamento” contou a agente de trânsito, Eliane Melo. Durante a ação, a BC Trânsito em parceria com o Pedal Bike BC, fez um pit stop para a manutenção das bicicletas que passavam pelo local, calibrando os pneus e colocando óleo se necessário. O diretor-presidente da BC Trânsito, Riciéri Morais, falou sobre a importância da ação. “Uma ação de extrema importância para o meio ambiente, mobilidade urbana e para todos os cidadãos. Hoje é um dia que deveria acontecer mais vezes ao longo do ano e das próximas décadas”, completou.

A psicopedagoga da Escola Pública de Trânsito, Karine Winter, explicou o papel da informação educativa. “As abordagens educativas são de extrema importância, porque além de informativas elas previnem ações e comportamentos equivocados que muitas vezes por conta da pressa e da correria do dia a dia, as pessoas acabam tendo. É também uma forma de levar as pessoas a refletirem sobre suas condutas e reverem seus atos para termos um trânsito mais organizado e seguro”, finaliza Karine Winter.