Com a proposta de instruir os empreendedores para a importância da participação nos processos licitatórios de um órgão público, o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura de Bombinhas, está realizando consultorias com foco no plano anual de compras e adequações aos editais. As ações fazem parte do eixo de Compras Governamentais, do Programa Cidade Empreendedora.
O município já está no ciclo 2 do programa e neste momento mapeia os micro e pequenos empreendedores locais para que participem dos processos licitatórios. Segundo o Consultor de Compras do Sebrae, Marcelo Donatti, entre os potenciais fornecedores estão microempreendedores individuais da área da construção civil e comércio da região. “O foco é procurar introduzir as pequenas empresas para que enxerguem o mercado das compras governamentais. Queremos trazer pequenos empresários que tenham mercados, mercearias, pequenas lojas e também prestadores de serviço da construção, para que forneçam os itens necessários que o município procura. Queremos trabalhar na economicidade e comprar melhor dentro do município com as adequações aos editais”, destaca.
O segundo passo será o aprimoramento do plano anual de compras, que pretende trabalhar com a sala do empreendedor e com o agente de desenvolvimento do município, para realização do cadastro de fornecedores e planejamento das compras que deverão ser realizadas até o fim do ano. A cidade de Bombinhas possui um forte mercado de pesca artesanal, por isso, uma das intenções do projeto é incluir este setor implantando um plano de ação focado na comercialização da pesca integrada ao turismo.
Para o Prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller, o Programa Cidade Empreendedora possibilita a relação com os micro e pequenos empreendedores da região. “Estamos em fase de implantação das ferramentas, e em breve, poderemos aumentar o leque de empresas, que podem receber o tratamento simplificado e exclusivo na participação de licitações públicas. Hoje, já temos processos licitatórios exclusivos para participação de micro e pequenas empresas nas contratações até R$ 80 mil, o que traz benefícios diretos ao município, já que o retorno em impostos é potencializado”, destaca.