Bombinhas próxima da conquista da Bandeira Azul

As praias de Quatro Ilhas e Mariscal completaram a fase piloto do Programa Bandeira Azul nesta temporada. A intenção é poder hastear a bandeira já no próximo verão. Para isso, o Comitê Gestor do Bandeira Azul de Bombinhas vem planejando e executando ações para atender os critérios da certificação. Uma delas foi a participação no XII Workshop Nacional Bandeira Azul, que aconteceu em Balneário Camboriú nos dias 16 e 17 de maio.

A participação no evento é obrigatória para cidades e empresas que estão no processo de obter a certificação. Representaram a cidade nesta etapa a turismóloga da Setur, Keli Regina Benvegnú;  Emerson Tomio, da Secretaria de Planejamento; Adrian Jan Screnski, da Famab; e Jaime Sant’Ana Jr., representante da comunidade. Durante os dois dias foram repassadas informações sobre o processo de certificação, cronograma e prazos a serem cumpridos, entre outros.

Também foram esclarecidas dúvidas e houve troca de experiências com os responsáveis pela gestão de marinas e praias já certificadas. Os representantes do Comitê Gestor de Bombinhas destacaram o compartilhamento de informações das praias de Balneário Piçarras, Estaleiro e Estaleirinho (Balneário Camboriú), que hastearam a Bandeira Azul na última temporada pela primeira vez. Além dos depoimentos que demonstraram o valor e a importância dessa certificação para o turismo e a sustentabilidade.

Após o encontro, o Comitê se reuniu, no dia 23, para dar sequência no trabalho de certificação de Mariscal e Quatro Ilhas. Foi feita uma retrospectiva da atuação do comitê e da equipe da Prefeitura, reuniões, visitas técnicas, participação nos workshops e ações da temporada como a delimitação da restinga, placas da fase piloto, análises da água, blitz ambiental. Os membros também avaliaram a temporada de verão nestas praias, com levantamento de informações e pontos que precisam ser trabalhados para que a bandeira possa ser hasteada na próxima temporada. A próxima reunião do comitê ficou agendada para o dia 27 de junho, em local a definir, e deverá tratar do planejamento das próximas ações.

Os membros presentes concordam que a representatividade do comitê precisa ser ampliada. É preciso a efetiva participação dos membros de todos os setores e há a necessidade de preencher vagas que representem a sociedade civil organizada e a comunidade como associações de moradores dos dois bairros, atividades de hospedagem, gastronomia, pesca, esportes/surf, entre outros. Os interessados devem fazem parte de alguma associação ou entidade, preencher a ficha que está à disposição no link https://goo.gl/forms/XX1j9wP3wFYon6xu1 e aguardar o contato do Comitê.

Sobre o Bandeira Azul

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC. O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional