Camboriú, no Litoral Norte, foi a cidade catarinense com mais registros de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes a cada 100 mil habitantes no primeiro semestre de 2018. Os números preocupam as autoridades, mas também são resultado de um esforço para estimular as denúncias.
O bairro Monte Alegre, que já chegou a ser considerado o mais violento do estado, concentrou 35% dos casos. Em um terço do total de registros, os criminosos eram vizinhos das vítimas.
“Hoje os dois pais têm que trabalhar fora. E talvez essa criança fique brincando, indo para outros lugares sem supervisão”, afirmou o coordenador do Núcleo de Combate a Pedofilia, Manoel Mafra.
Especialização no atendimento
Camboriú é a única cidade do estado com órgão municipal especializado na prevenção desses crimes. Na última semana, o Núcleo de Combate a Pedofilia criou um site para receber denúncias anônimas. A Polícia Militar está todos os dias na maior escola do bairro Monte Alegre para receber os alunos.
Na delegacia da Polícia Civil, foi montada uma brinquedoteca. Na sala do psicólogo, tem mais jogos e fantoches que representam integrantes da família.
“Nós precisávamos ter um ambiente mais aconchegante para elas para justamente quebrar essa barreira para possibilitar a chamada coleta do depoimento sem dano”, afirmou o delegado Maurício Pretto.
“A principal prevenção hoje que deve ser feita é no lar. Fazer com que a criança saiba a diferente entre um carinho e um abuso. Então, se nós a prepararmos, com certeza a gente vai conseguir diminuir esses números e evitar que mais uma criança seja vítima do abuso sexual”, disse Manoel Mafra.
Fonte: Portal G1