Capoeira para TODOS

No sábado de 16 de agosto acontece a primeira edição do Capoeira para TODOS, um encontro de formação e acesso à manifestação cultural de capoeira para pessoas com deficiência, a ser realizado no Ginásio de Esportes da EBM Dona Dilma Mafra, localizado na Rua Dilma Mafra, nº 957, Centro, ao lado da unidade escolar, das 13h30 às 19 horas.

O acontecimento é realizado pelo Coletivo e Grupo de Capoeira Marauê Bombinhas/SC sob coordenação do professor Kalango (Luciano da Silva Leon) e supervisão do Mestre Esquilo da Associação Cultural de Capoeira Marauê, a qual o grupo pertence.

A tarde inclusiva é uma proposta aprovada no edital Circuito Catarinense de Cultura PNAB-2024, pelo aluno Samurai (Raul Vitor Ferreira Abbade D’Ávila), autista, que vê na capoeira um diferencial em sua vida, e oferece às pessoas com deficiência, independente da idade, o fazer capoeira, quer seja praticante, ou deseja uma oportunidade de experienciar, três oficinas, uma roda de conversa e uma roda de capoeira de encerramento. “A capoeira deu outra direção pra mim, me encontrei na movimentação, disciplina e acolhimento, sei que o meu futuro está na capoeira e tenho no professor Kalango meu maior incentivador. Quero que todas as pessoas com deficiência também tenham essa oportunidade de inserção nessa arte centenária, conhecer e quem sabe se encontrar nela, como eu”, enfatiza Samurai.

O professor e historiador Kalango, capoeirista com 28 anos de atuação e responsável pelo grupo bombinense, ressalta a importância da inclusão: “todo acontecimento que enaltece a cultura popular brasileira é importante, porém este tem um propósito de aproximação, inclusão e informação na sua própria natureza de desenvolvimento, é com imenso carinho e com uma didática especializada que esperamos a comunidade, para na prática perceber que capoeira é para todos, sem distinção ou segregação”.

Marcinha Ferreira, também integrante do grupo e artista multilinguagem autista, assina a produção, e fala sobre a relevância do encontro: “é democratização de acesso de fato, com acessibilidade, com artistas com deficiência na equipe de produção, pensado e executado para esse público e com valorização da diversidade cultural. É mais que um acontecimento cultural, é um marco inclusivo na arte bombinense!”

Além dos capoeristas do Grupo Marauê que darão o suporte aos participantes e assinam a produção, o encontro terá tradução em Libras e conta com a participação do Contramestre Gorila – Eder De Avila da Cruz, do grupo Cangi de Itapema/SC, facilitador da oficina e roda de conversa Abordagens pedagógicas da Capoeira para PCDs, que além de capoerista e professor de capoeira, é Instrutor de Jiu-Jitsu, está cursando o 13º Bacharelado em Educação Física, é especialista em Intervenção Applied Behavior Analysis Análise do Comportamento Aplicada – ABA, Intervenção DENVER, além de terapeuta comportamental, psicomotricista e recreacionista infantil.

Ao final, todos, participantes e acompanhantes, são convidados a vivenciar a Roda de Capoeira “Ninguém fica de fora”. Capoeira para TODOS é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, e apoio na cessão de espaço da Secretaria de Educação de Bombinhas.

Programação

13h30 Credenciamento
14h Abertura
14h15 Oficina “Ludicidade e inclusão” (movimentação), com professor Kalango e aluno Samurai – Grupo Marauê
15h15 Oficina “Técnicas Básica de Capoeira”, com professor Kalango – Grupo Marauê
16h15 Intervalo
16h45 Oficina e Roda de Conversa “Abordagens pedagógicas da Capoeira para PCDs”, com Contramestre Gorila, Terapeuta comportamental, psicomotricista e recreacionista Infantil especialista em ABA e DENVER – Grupo Cangi de Itapema/SC
18h Roda de Capoeira “Ninguém fica de Fora!”
18h45 Encerramento

Ficha técnica

  • Proponente, coordenador de projeto e oficineiro: Samurai (Raul Vitor Ferreira Abbade D’Ávila)
  • Coordenador técnico e oficineiro: Professor Kalango (Luciano da Silva Leon)
  • Supervisão técnica: Mestre Esquilo
  • Produção: Marcinha Ferreira
    Oficineiro: Contramestre Gorila
  • Assistentes de produção: Graduado Mumbaca (Eliel Araújo), Guerreira (Renata Toso) e Preguiça (Sharlene Pinheiro)
  • Idealização: Coletivo e Grupo de Capoeira Marauê Bombinhas/SC
  • Realização: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
  • Apoio Cultural: Secretaria Municipal de Educação de Bombinhas

Serviço

O quê: Capoeira para TODOS
Quando: 16 de agosto, sábado, das 13h30 às 19h
Onde: Ginásio de Esportes da EBM Dona Dilma Mafra, Dilma Mafra, nº 957, Centro, Bombinhas/SC
Patrocínio: Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, e apoio na cessão de espaço da Secretaria de Educação de Bombinhas.