Centro de Triagem completa um mês com mais 600 atendimentos em Itapema

No primeiro mês de funcionamento os atendimentos no Centro de Triagem do Coronavírus, em Itapema, ultrapassam os 600 pacientes com sintomas gripais e suspeitas de COVID 19. O local funciona 24 horas e foi criado para dar mais segurança aos profissionais da área da saúde e servir de referência no combate ao novo coronavírus no município.

A chegar ao local, primeiramente o paciente é orientado a lavar as mãos, depois passa pela cabine de sanitização e é oferecido álcool em gel e a máscara. Ao entrar no Centro de Triagem, que é todo demarcado com a distância necessária, a pessoa não faz contato direto com nenhum objeto do lugar, apenas com a cadeira. Um formulário de dados básicos, como nome e endereço, é preenchido e aí começa a identificar o padrão respiratório do paciente, frequência respiratória, pressão arterial, temperatura, exame pulmonar e saturação. Cada plantão conta com cinco profissionais.

A responsável pelo fluxo de atendimento no Centro de Triagem, Dilene Jahn Mello, explica os próximos passos após a triagem inicial. “A consulta clínica ocorre somente após essa primeira avaliação, quando o paciente relata todo o seu quadro para o médico, início e principais sintomas e então se cria um histórico do paciente. Caso seja constatado a suspeita de contaminação pelo novo coronavírus ele será monitorado pela Vigilância Epidemiológica”, explica.

Quando o paciente apresenta um quadro mais grave, ele é transferido ao Hospital Santo Antônio que fica ao lado do Centro e conta com um ala reservada para os pacientes suspeitos do COVID – 19. A unidade hospitalar conta ainda com profissionais destinados a essa área especifica, aparelhos de exame e de monitorização, além de dez respiradores, dos quais dois já foram utilizados para tratar quadros graves da COVID – 19.

Para o enfrentamento da doença, também estão disponível exames laboratoriais como: raio-x, gasometria e oxímetro conforme a necessidade do quadro. O Centro de Triagem é regularmente higienizado após cada contato com o paciente, então, toda vez que ocorre um atendimento, o lugar é totalmente higienizado. Até o fechamento desta edição, Itapema contabilizava 18 casos confirmados, 10 curados e um óbito de um médico que atuava em Itapema e também no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

A Prefeita Nilza Simas destaca as principais ações instauradas na cidade para conter os avanços dos casos. “Primeiramente foi feito o isolamento social, instalação de barreiras sanitárias, sanitização das ruas, avenidas, logradouros, escolas e locais com grande movimentação de pessoas. Também criamos o Centro de Triagem do COVID 19 que foi de grande importância para Itapema, pois concentramos tudo que era relacionado ao novo coronavírus neste local, garantindo mais segurança à toda população. Hoje temos um cenário favorável graças as primeiras ações realizadas e também ao Centro de Triagem que possui um papel fundamental nesta pandemia”, diz a prefeita.

Testes rápidos

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, fez a aquisição de 5 mil testes rápidos. Os testes são destinados para os funcionários da saúde municipal e da segurança.  Os pacientes que passarem pelo protocolo médico no Centro de Triagem também serão testados somente após a verificação da privação de oxigênio, através de um teste chamado oxímetro que pode diagnosticar uma possível pneumonia, e outros exames específicos que confirmem a suspeita de COVID 19. O Centro de Triagem está localizado na sede da Associação de Aposentados de Itapema (APIT), na Rua 700, no Bairro Várzea.

Solidariedade em tempo de pandemia

Em tempos de isolamento social e prevenção à COVID-19, a ação de voluntários faz a diferença no combate ao problema. A pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade da aquisição em larga escala de máscaras para garantir a segurança da população durante o surto da doença. Em Itapema, um grupo de mulheres se uniram e fazem a diferença na cidade ao produzirem mais de 400 máscaras para distribuição gratuita a todos. a