
O mês de julho é marcado pela campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e ao combate das hepatites virais. Em Itapema, o Centro de Orientação e Assistência Sorológica (COASI) está promovendo uma série de ações educativas e de testagem rápida com foco na conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Uma das atividades aconteceu nesta quinta-feira (17/07) com os colaboradores da Ambiental, concessionária responsável pela coleta de resíduos sólidos no município. A ação contou com a parceria do Programa de Saúde do Trabalhador (PST). Os funcionários receberam orientações sobre as formas de transmissão, prevenção e tratamento das hepatites virais, além de realizarem testes rápidos, promovendo o cuidado com a saúde de forma preventiva e acessível.
A enfermeira do COASI, Katia Mariani, reforça a importância da conscientização. “As hepatites virais muitas vezes são silenciosas e podem evoluir por anos sem apresentar sintomas. Em alguns casos, a pessoa pode sentir cansaço, dor abdominal, olhos amarelados e urina escura. Por isso, a prevenção é fundamental, com o uso de preservativos, cuidado com materiais perfurocortantes e a realização regular de testes, especialmente para quem faz parte de grupos de risco”.
Os pacientes com sintomas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde dos bairros ou no próprio COASI – Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (Avenida Governador Celso Ramos, nº 534 – Anexo à UBS Centro), das 08h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone: (47) 3267-1538.