Comunicado abastecimento de água em Itapema

Neste momento crítico de estiagem que se prolonga no Estado de Santa Catariana, com o boletim hidro meteorológico integrado do Estado apontando mais de 220 cidades com problemas de abastecimento de água, sendo 50% das cidades em estado de atenção, 21% de alerta e 11% crítico, o município de Itapema registra problemas de desabastecimentos pontuais apenas no bairro Ilhota, sendo que os demais bairros estão sendo abastecidos normalmente.

Alguns fatores contribuem para que o bairro Ilhota não esteja com as mesmas condições de abastecimento em relação ao restante do município, entre eles o tamanho reduzido da sub-bacia hidrográfica que, com poucos recursos hídricos, é mais suscetível aos efeitos da estiagem; e o fato de ser um sistema de abastecimento isolado, sem integralização com outros sistemas que possuem captações com lagoas de grande porte para armazenamento de água bruta.

Por questões geográficas, o bairro não comporta investimentos de lagoas com este porte, sendo uma das alternativas a execução de poços tubulares profundos. No ano passado foram realizados estudos geológicos que apontaram qual o local mais viável para esta perfuração. Contudo, mesmo perfurando quase o dobro do previsto, à 220 metros de profundidade, a vazão resultante foi insignificante. Devido a ocupação das áreas no bairro, se torna inviável novas perfurações.

Apesar da dificuldade de logística acentuada pelo fato de muitas residências não possuírem reservatórios de água conforme previsto na Norma Brasileira (NBR 5626/1998) que diz que “o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal do edifício… ”, os moradores estão recebendo água através de caminhão pipa até que tudo se regularize.

A concessionária está buscando ainda outras alternativas em projetos para a transposição de água tratada de outros sistemas a fim de melhorar o abastecimento em períodos de estiagem e alto consumo da população do bairro.

Assessoria de Imprensa Conasa

(43) 3322-3388 / crcom@crcom.com.br