Conselho Municipal de Saúde promove reunião sobre o novo Plano Municipal de Saúde 2026–2029

Encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde e discutiu também o Plano Anual de Saúde de 2026

O Conselho Municipal de Saúde de Itapema se reuniu na tarde desta quarta-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para discutir dois importantes instrumentos de planejamento do setor: o Plano Municipal de Saúde 2026–2029 e o Plano Anual de Saúde 2026.

O encontro contou com a presença de todos os diretores da gestão, além dos conselheiros representantes da sociedade civil organizada, dos prestadores de serviço, dos profissionais de saúde e de membros da comunidade, que puderam acompanhar a apresentação das diretrizes e tópicos que irão nortear as ações macro da saúde municipal nos próximos anos.

Os Planos Municipais são os principais instrumentos de planejamento da gestão, responsáveis por definir as diretrizes, objetivos, metas e indicadores que orientam todas as ações da Secretaria de Saúde. Já o Plano Anual é o instrumento de curto prazo, elaborado a cada ano com base no PMS.

A partir de uma análise detalhada da situação de saúde da população e das características locais, o documento traduz os compromissos do governo municipal, incorporando também as propostas aprovadas na 8ª Conferência Municipal de Saúde de 2025, realizada em agosto.

Entre as diretrizes que irão orientar o Plano Municipal de Saúde 2026–2029 estão:

  • Ampliar e fortalecer as equipes e ações da Atenção Primária em Saúde, como a abertura de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a ampliação do horário de atendimento;
  • Fortalecer e organizar a rede de regulação, com melhorias nos fluxos, credenciamentos e critérios de priorização baseados na legislação;
  • Fortalecer as ações da Atenção Especializada, Assistência Farmacêutica, Atenção Ambulatorial e Hospitalar e Urgência e Emergência;
  • Reforçar as ações da Vigilância em Saúde;
  • Promover a inovação e a incorporação de novas tecnologias para o cuidado;
  • Investir em gestão de pessoas e educação permanente em saúde;
  • Ampliar a participação social e o controle social;
  • Qualificar a gestão e o financiamento do sistema municipal de saúde.

O secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá), destacou a importância da participação de todos nesse processo de planejamento: “A construção do Plano Municipal de Saúde é um momento fundamental de diálogo e planejamento. Agradecemos a presença e a contribuição de todas as entidades, usuários e servidores que participaram desse processo coletivo. Cada proposta discutida aqui reflete o compromisso de Itapema com uma saúde pública cada vez mais eficiente, humana e próxima das pessoas.”