DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE É NESTE SÁBADO

Doar sangue é um ato de solidariedade. Neste sábado (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para ajudar a salvar vidas, tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador. Em Balneário Camboriú, a Agência Transfusional de Sangue do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) está de portas abertas para receber e encaminhar os doadores.

A Agência Transfusional é responsável por manter um estoque de sangue para assistência aos pacientes do Hospital. Os doadores são encaminhados ao banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau, onde é feita a doação por meio de um convênio com o HMRC.

De acordo com a bioquímica da Agência Transfusional, Cheila Maria Toss, a demanda de sangue é grande, comparada ao baixo número de doadores. “Precisamos da conscientização das pessoas para mantermos o estoque mínimo de sangue. Uma doação de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas, pois o sangue é dividido em quatro bolsas satélites com hemocomponentes diferentes”, disse a profissional, destacando que o “concentrado de hemácia”, a bolsa de sangue, é o hemocomponente mais utilizado, possuindo validade de 42 dias. “O ideal é que tenhamos doadores em dias diferentes, mesmo que sejam poucos, porém em continuidade, para a manutenção da validade do sangue”, finalizou.

Quem tiver interesse em doar sangue pode entrar em contato com o Hospital Ruth Cardoso pelo telefone 3169-3700, para a realização do agendamento prévio. A doação é voluntária e pode ser feita por pessoas de 16 a 69 anos, sendo que, para a primeira doação, a idade máxima é de 60 anos. Os menores deverão ir acompanhados de um responsável. A Prefeitura disponibiliza, quinzenalmente, o transporte dos doadores até o Hemosc em Blumenau.

No Hemosc, o possível doador passa por uma entrevista, para ser classificado como um doador fora de risco, e exames rápidos para verificar se não está com anemia. Se a pessoa estiver apta, é realizada a doação, e o sangue é armazenado, passando por uma série de exames para a liberação do uso. Essas medidas são para garantir ao paciente a máxima segurança no recebimento do sangue doado.

Outros requisitos para ser um doador:

  • Ter no mínimo 50 quilos;
  • Estar bem de saúde – dormir bem a noite, não estar resfriado, não estar debilitado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não ter feito tatuagens, colocado piercings ou passado por cirurgia nos últimos seis meses;
  • Para as mulheres: Não ter passado por parto nos últimos seis meses. Não estar amamentando crianças de até dois anos.