Em meio à crise da saúde por dengue, Governo de SC ativa novos leitos em Joinville

Em meio à crise de dengue, o Governo de Santa Catarina ativou 10 novos leitos de enfermaria em Joinville para atender exclusivamente pacientes infectados por doenças respiratórias. A instalação acontece no Hospital Bethesda.

Serão investidos R$ 90 mil mensais no funcionamento destes leitos. Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, o valor é proveniente de recursos do Fundo Estadual de Saúde Tesouro do Estado de Santa Catarina.

Agora, a unidade de saúde conta com 64 leitos disponíveis. “A ampliação da capacidade do hospital demonstra um compromisso contínuo com a comunidade local, garantindo que os recursos de saúde estejam disponíveis quando mais necessários. Essa iniciativa não apenas alivia a pressão sobre os serviços existentes, mas também fortalece a capacidade do hospital de lidar com crises de saúde pública, como a atual epidemia de dengue”, disse a unidade por meio de nota.

Além dos leitos ativados no Hospital Bethesda, outros 50 foram instalados pelo Governo do Estado no Hospital SPA, também em Joinville. A iniciativa, conforme a pasta, visa o alívio às UPAs e emergências hospitalares do município, enfrentando diretamente a pressão atual sobre o sistema de saúde após a explosão de casos da doença. A ocupação destes leitos está em 72%.

— Agora passamos a ter 60 leitos para atender a população de Joinville e o entorno que precisa de internamento hospitalar. Lembrando que para evitar cada vez mais a dengue no nosso estado, nós precisamos fazer a tarefa de cuidar das nossas casas, terrenos vazios próximos às nossas casas, para que o poder público possa então estar cuidando dos espaços públicos. E nossas crianças de 10 a 14 anos, que não foram vacinadas, para que façam sua vacina. Assim como toda a população que tem direito e prioridade na vacina da gripe possam estar se vacinando. Vamos juntos evitar mais doenças respiratórias vacinando a nossa população — destaca a secretária.

Outros investimentos na Saúde

Além dos investimentos voltados para o atendimento da dengue, outra unidade de saúde que terá o atendimento ampliado é o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.

Atualmente, o Governo de Santa Catarina está em processo de contratação de equipe para a abertura de 15 leitos no ambulatório cirúrgico. Também estão em processo de contratação a reforma e ampliação do setor de cardiologia, com um investimento de R$ 9,1 milhões; a construção do novo reservatório de água; a reforma da Ala de Psiquiatria, do setor de Infectologia e das Unidades de Terapia Intensiva geral e cardiológica.

Dengue em Joinville

Até esta segunda-feira (22), a cidade de Joinville era líder no número de casos prováveis de dengue, somando 44.359, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em seguida, vem Florianópolis, com 34.944.

O município do Norte catarinense também está entre os que mais registram mortes por dengue no estado. São 21 mortes em Joinville. A cidade está atrás somente de Itajaí, com 23.