Por: Ricardo Gebeluca | 27/06/2018

O comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina recebeu na última semana, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. O comandante-geral da corporação, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior coordenou a reunião com o embaixador e outras autoridades estaduais, entre elas o secretário de Estado da Agricultura, Airton Spies. Em cerca de duas horas, eles trocaram informações nas áreas de segurança pública, agropecuária, portos, turismo, energia e tecnologia da informação.

Embaixador no Brasil desde 2017, Shelley se disse bem impressionado com a Capital catarinense. Ele afirmou que Florianópolis é uma cidade muito bonita e limpa, e que o encontro foi positivo para o intercâmbio de experiências, que podem render frutos tanto para Santa Catarina quanto para Israel.

“Falamos sobre desafios nas áreas da segurança, do turismo, entre outras. Visitei também algumas startups aqui para ver o potencial de parcerias e trocas. Na palestra, pudemos passar um pouco das nossas experiências e foi bom escutar também um pouco dos seus problemas. Tudo em um alto nível”, disse Shelley.

Tecnologia

O comandante Araújo Gomes disse que a experiência do encontro foi fantástica e que o Brasil tem muito a aprender com o trabalho metódico dos israelenses. Salientou ainda que a reunião serviu de preparação para uma futura missão ao país de Shelley para conhecer melhor as tecnologias usadas por lá, em especial na área da Segurança Pública.

Araújo Gomes lembrou que em setembro do ano passado participou de uma missão em Israel, quando visitou empresas de tecnologia e inovação, a Universidade de Tel Aviv, fabricantes de armamentos e autoridades locais. Na época, como subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes , conheceu novas tecnologias de armamentos e o modelo de segurança pública local.

“Essa missão permitiria que se aprofundasse o nosso conhecimento sobre tecnologia de segurança, as possibilidades de intercâmbio e até mesmo aquisição de tecnologias daquele país, que tem expertise nas áreas de segurança e defesa”, afirmou Araújo Gomes.

Por Capitão Rodrigues