Por: redação | 09/10/2019

O Município de Itajaí, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apresentou o projeto de revitalização da rua Tijucas para empresários do município. A reunião na noite desta segunda-feira (07) levou comerciantes da via a debaterem com o prefeito Volnei Morastoni e o secretariado sobre as transformações em toda a região central de Itajaí.

“A Tijucas é uma das ruas mais importantes da nossa cidade e encerra de frente para nosso maior cartão postal, a Igreja Matriz”, destacou o prefeito Volnei. “Essa obra se integrará às intervenções de mobilidade das ruas Brusque, Uruguai, Marcos Konder e as obras de reurbanização do Largo da Matriz, rua Hercílio Luz, praça Vidal Ramos e a avenida Prefeito Paulo Bauer”, concluiu.

O projeto da revitalização da rua Tijucas prevê alargamento das calçadas, arborização, novo mobiliário urbano, iluminação em LED e rede elétrica subterrânea em todos os 800 metros da via. A rua será de trânsito lento, compartilhada com carros e ciclistas para proporcionar uma melhor visão do comércio local. Os estacionamentos terão piso permeável para melhorar a drenagem. As transformações são garantidas pelo financiamento internacional.

“Reunimos o empresariado para esclarecer sobre as obras de mobilidade”, disse o presidente do CDL Itajaí, Laerson Batista da Costa. “A obra pode trazer um transtorno passageiro, mas o comércio fica. As lojas continuarão funcionando durante a obra e se beneficiarão depois com as melhorias”, manifestou o presidente da entidade a preocupação dos lojistas.

Ao apresentar o projeto da rua Tijucas e de outras obras nas vias centrais, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação garantiu que o diálogo estabelecido com os lojistas será mantido no início e na condução das transformações.

“Itajaí está se planejando para o desenvolvimento, para o crescimento, para o futuro. Este encontro faz parte de uma série de reuniões que estamos fazendo para aproximar o governo da população. Estamos com um planejamento de cidade e dividindo essa responsabilidade com a população”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

A obra de reurbanização será licitada nos próximos meses. O início dos trabalhos dependerá apenas de outra licitação em curso, sobre o rebaixamento da rede elétrica na rua Tijucas e outras três vias em Itajaí.