Escolas de Itapema realizam aplicação da avaliação SEAESC 2025

Avaliação estadual termina hoje (28/11), com turmas do 2º, 4º, 6º e 8º anos; resultados influenciam o índice ICMS Educação

As unidades da Rede Municipal de Ensino de Itapema realizaram, ao longo desta semana, a avaliação do Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica de Santa Catarina (SEAESC). A prova ocorreu entre os dias 25 e 28 de novembro e envolveu as turmas de 2º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental.

Com estrutura semelhante ao SAEB, a avaliação contempla conteúdos de Língua Portuguesa — leitura, escrita e fluência — e Matemática. O objetivo é medir o desempenho dos estudantes e gerar indicadores que auxiliem no monitoramento da qualidade do ensino em Santa Catarina.

Os resultados do SEAESC 2025 serão divulgados apenas em 2026, mas já têm papel essencial para os municípios: eles compõem a base de cálculo do ICMS Educação, índice que determina o repasse de recursos do Estado. Quanto melhor o desempenho, maior o retorno financeiro para investimentos na área.

“Essa avaliação nos ajuda a compreender com precisão como está o processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Cada resultado gera informações valiosas para que possamos planejar ações e fortalecer ainda mais a qualidade do ensino em Itapema”, destacou o secretário de Educação, Valdir Nesi Filho.