Exposição fotográfica no Festival do Mar valoriza a maricultura de Bombinhas

Entre esta quinta-feira (11) e domingo (14), a prefeitura de Bombinhas realiza a terceira edição do Festival do Mar, evento que celebra a ligação da cidade com o mar com uma grande festa com grandes atrações nacionais, apresentações de artistas locais, competições esportivas, atividades culturais e muito mais. Entre as atrações, está a exposição fotográfica Memórias Vivas do Mar: A Maricultura em Bombinhas, do fotógrafo Alvaro Fiore. Com 20 fotos, o trabalho exalta a importância sociocultural e econômica da atividade, além de dar visibilidade ao trabalho dos maricultores. Além da exposição, haverá quatro apresentações com o fotógrafo e participação de alguns dos maricultores retratados no trabalho.

Idealizado por Fiore, o projeto conta com fotos dele próprio e também de Clarissa Herrig e Esteban Montecinos, com curadoria de Lucila Horn, coordenadora do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA). A documentação inclui fotos aéreas, em terra e subaquáticas, levando o espectador a uma imersão na atividade da maricultura.

Os registros evidenciam a necessidade urgente de preservar, valorizar e transmitir o conhecimento imaterial dos maricultores locais, representando não apenas uma fonte de sustento, mas uma profunda ligação cultural e ambiental com o mar. “É uma prática sustentável que integra as tradições à natureza da região, ilustrando um modo de vida enraizado e quase invisível àqueles que não o vivenciam diretamente”, pondera Alvaro Fiore.

Nos dias 11 e 12 (quinta e sexta-feira), a partir das 18h, o fotógrafo estará acompanhando os visitantes e compartilhando suas experiências durante a produção do trabalho. No sábado e domingo (dias 13 e 14), entre às 11h e o meio-dia, haverá rodas de conversa com a presença, além de Alvaro, de alguns dos maricultores retratados na série, dividindo um pouco da sua história e suas impressões sobre os registros documentais que protagonizam.

Alvaro Dante Fiore destaca a importância da vivência com os maricultores e os aprendizados que adquiriu ao longo do projeto. “O trabalho deles é muito difícil. Eles dependem do clima, do vento, da poluição, das marés vermelhas. Pra mim foi uma grande descoberta e estou bem feliz porque pude aprender muito como as coisas funcionam na maricultura. Espero que o projeto possa levar um pouco dessa consciência para as pessoas, que também não têm essas informações”, conclui.

Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Serviço:

O quê: Exposição fotográfica Memórias Vivas do Mar: A Maricultura em Bombinhas, de Alvaro Fiore, durante o Festival do Mar;
Quando: de 11 a 14 de setembro (quinta-feira a domingo);
Onde: Festival do Mar – Av. Flamboyant, 191 – Canto Grande;
Quanto: visitação totalmente gratuita;

Fotos: Alvaro Fiore.