Itapema lidera ranking regional de aplicações contra a dengue neste começo de ano

Itapema é destaque regional nas ações de combate à dengue em 2026, conforme relatório da Secretaria de Estado da Saúde atualizado nesta segunda-feira (09). O município lidera o número de aplicações de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) na Regional de Saúde de Itajaí neste início de ano, com cerca de 50 aplicações já realizadas.

No total, a Regional de Saúde de Itajaí soma 563 aplicações de BRI considerando os anos de 2025 e 2026. Em 2025, a regional esteve entre as que mais realizaram aplicações em Santa Catarina, ficando atrás apenas de Xanxerê e Chapecó.

O resultado reflete o trabalho contínuo das equipes da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, que atuam em diferentes frentes para intensificar o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente no período que antecede o verão, quando há maior risco de proliferação.

No último mês, durante o recesso escolar, os agentes realizaram tratamento perifocal nas 32 unidades escolares do município. A mesma ação também foi executada nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Convivência do Idoso da Meia Praia e do Sertão do Trombudo.

Entre os dias 26 de janeiro e 7 de fevereiro, também foi realizado o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, o LIRAa. A ação contempla todos os bairros da cidade e tem como objetivo identificar o nível de infestação do mosquito e direcionar as estratégias de prevenção em todo o município.

Durante as visitas, os agentes inspecionam recipientes que possam acumular água, como caixas d’água, pratos de plantas, pneus, ralos, calhas e materiais descartáveis. Quando focos são identificados, são realizadas a coleta de larvas ou pupas, a eliminação dos criadouros sempre que possível e a orientação dos moradores sobre medidas preventivas.

A técnica da Borrifação Residual Intradomiciliar consiste na aplicação de inseticida em paredes internas e externas e em pontos estratégicos onde os mosquitos adultos costumam repousar. O produto utilizado é o Fludora BRI, que possui ação residual e elimina o mosquito no momento do pouso, seja durante o repouso ou na postura de ovos, contribuindo para a redução da transmissão da dengue.

Após o período de feriados e Carnaval, as equipes darão continuidade às ações com a aplicação do tratamento em prédios públicos, como a Secretaria de Turismo, a Prefeitura de Itapema, o Detran, entre outros espaços.

Para a diretora de Vigilância Epidemiológica, Bruna Bressanini, o relatório estadual reforça o comprometimento das equipes municipais. “Receber esse reconhecimento por meio dos dados oficiais do Estado demonstra que estamos no caminho certo. É um trabalho técnico e contínuo, que envolve monitoramento, aplicação de estratégias eficazes e orientação da população. Esses números refletem o empenho diário das nossas equipes no enfrentamento à dengue”, destacou.