Vereador Léo Cordeiro propõe PL para que Faaci inclua pagamento de ração para pets, como forma de Compensação Ambiental

Ter um animal de estimação é algo especial, que permite uma ampla troca de afeto. Mas manter um animal em casa exige cuidados permanentes como alimentação do pet, vacinação, cuidados com a higiene do animal e também cuidados médicos. Em Itapema, o grupo das “Protetoras em Ação” está constantemente lançando campanhas nas redes sociais na tentativa de arrecadar ração para os carros que estão no abrigo ou recebendo cuidado de tutores.

Assim que percebeu esse movimento, o Vereador Léo Cordeiro (MDB), que se identifica com a causa animal, buscou uma solução. Na Sessão Legislativa de terça-feira, 10/05, ele apresentou o Projeto de Lei 58/2021, que regulamenta a doação de ração para animais domésticos (cães e gatos) como forma de compensação ambiental. Atualmente, essa compensação, nos casos que se especifica, ocorre exclusivamente por aquisição e entrega mudas de árvores nativas.

O PL proposto determina que as rações serão destinadas para tutores em situação de hipossuficiência ou organizações sem fins lucrativos cadastradas junto a FAACI (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema), tendo como objeto a defesa da causa animal. A matéria permite que uma demanda da comunidade, no caso a necessidade de ração animal de boa qualidade, seja atendida e sinaliza um caminho para as políticas de atenção aos animais.

Como o tema é de grande relevância e a causa animal vem sendo amplamente discutida na Câmara de Vereadores, o vereador Léo Cordeiro convidou seus pares para também assinarem como coautores do Projeto de Lei. A matéria já foi lida na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas.

“Eu tenho acompanhado de perto as dificuldades e dores do grupo das Protetoras em Ação e fui em busca de soluções. Também sabemos que muitas famílias não conseguem manter a ração de seus pets e acabam abandonando os animais. Foi então que percebemos que é possível ampliar as formas da compensação ambiental, nos casos em que é realizada. Outros municípios, como Porto Belo, já adotaram essa prática.  Agora chegou a hora de executarmos aqui também, ainda mais que essa medida não onera os cofres públicos” – justificou Léo Cordeiro

Também assim o PL os vereadores Adriano Pivotto, Carlos Alexandre de Souza (Xepa),  Beth Rocha, Eurico Osmari, Huan Back, Jaison Simas, Jean do Dimar, João da Farmácia , Raquel Josino,  Ney da Van,  Ley Dias e Zulma Souza.