Lula estreia como comentarista da Copa criticando a Seleção

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a sua estreia como comentarista da Copa do Mundo nesta segunda-feira (18), no programa Papo com Zé Trajano, da TV dos Trabalhadores (TVT) e da Rádio Brasil Atual (RBA). Da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde está preso desde abril, Lula escreveu suas impressões sobre a estreia do Brasil na Copa, que foram lidas por um locutor durante o programa.

Em sua avaliação, o ex-presidente sublinhou que há uma diferença entre Eliminatórias e jogo da Copa. Para Lula, o “teria de vencer” a Suíça por conta de seu histórico. “Afinal, é a única seleção pentacampeã e, portanto, amplamente favorita”, escreveu.

Conforme o ex-presidente, a Suíça tinha duas opções: ou jogar melhor que o Brasil ou não deixar o Brasil jogar. “E foi o que fez: marcou forte, de forma muito dura, e não deixou a Seleção jogar. Também não deixou Neymar jogar, fazendo faltas e faltas. Além disso, o Neymar tentava, sem êxito, carregar a bola. Não conseguiu”.

Lula tentou avaliar o que poderia ter pesado para o Brasil na estreia: “A culpa pode ser do momento psicológico da estreia, pode ser da falta não marcada no Miranda no lance do gol da Suíça, pode ser do pênalti não marcado no Gabriel Jesus. Sinceramente, o fato é que não jogamos bem, e o adversário fez o que tinha de fazer, que era impedir o jogo do Brasil”.

No fim de seu comentário, o ex-presidente fez um alerta para o próximo confronto: “Vamos nos preparar para a próxima, na sexta-feira (22), sem menosprezar a Costa Rica. Afinal, todos sabem que um dia o pequeno Davi venceu o gigante Golias”.

A TV dos Trabalhadores e Rádio Brasil Atual são geridas pela Fundação Comunicação Cultura e Trabalho — entidade mantida pelos sindicatos dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e dos Metalúrgicos do ABC.

Lula está preso desde 7 de abril na carceragem da PF, condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro referentes ao caso do triplex do Guarujá, litoral de São Paulo. O ex-presidente tem, em sua cela, um aparelho de TV, pedido por ele para assistir aos jogos do Corinthians.