A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou nesta quarta-feira (9) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus. De acordo com o governo potiguar, é o primeiro caso apontado pelo Ministério da Saúde.
Segundo as informações divulgadas pela secretaria, a confirmação foi obtida por meio da metodologia da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) por sequenciamento genético.
O CIEVS-RN (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte) recebeu uma notificação de caso suspeito para reinfecção no dia 23 de outubro de 2020.
A paciente mora em Natal, tem 37 anos, e é profissional de saúde em serviços no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Conforme a secretaria, ela apresentou um quadro gripal (cefaléia, dor abdominal e coriza) em 17 de junho e coletou amostra para um teste de RT-PCR na Paraíba em 23 de junho, com resultado positivo para a Covid-19.
Já em 11 de outubro, a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal (astenia, mialgia, cefaléia frontal e distúrbios gustativos e olfativos). Houve uma coleta de amostra para um novo teste em 13 de outubro, também positivo.
Ainda segundo a Secretaria, após a investigação as amostras foram encaminhadas ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, considerado referência para investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo vírus SARS-COV2, conforme fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde.