MP cobra ações de combate à Covid-19 em Balneário Camboriú

A prefeitura de Balneário Camboriú e o Governo do Estado têm até quinta-feira (12) para apresentar ações eficazes para combater o avanço da Covid-19 no município. A determinação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) foi encaminhada aos responsáveis na terça-feira (10). O motivo é o aumento de casos da doença na região, e a taxa de ocupação elevada dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú explicou que acompanha  o avanço da pandemia do coronavírus, e a cidade pode enfrentar em breve a segunda onda de infestação da doença. Vale ressaltar que foram registrados 183 casos confirmados de coronavírus em apenas 24h, segundo o último boletim divulgado na terça.

O promotor Álvaro Pereira Oliveira Melo deu o prazo de 48 horas para o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), e a Secretaria Estadual de Saúde apresentarem os planos de ação.

Nos dois casos será preciso informar quais medidas serão adotadas para conter o avanço da doença, e evitar um colapso da rede hospitalar. A Prefeitura tem a responsabilidade de criar soluções locais, e o Governo, regionais, para a Foz do Rio Itajaí.

Posicionamentos

Segundo a secretária municipal de Saúde, Leila Crocomo, as medidas de contenção já foram elaboradas e serão enviados à Promotoria nesta quarta-feira (11). Será intensificado o atendimento nas unidades de saúde. Pacientes suspeitos e sintomáticos farão isolamento social e domiciliar.

“Paralelo a isso, as ações de fiscalização de bares e restaurantes são ações da Vigilância Sanitária, em parceria com a Guara Municipal”, afirmou a secretária Leila.

Avanço da Covid-19

Balneário Camboriú registrou 183 casos confirmados de coronavírus. Com isso, o município chegou a 8.154 casos da doença nesta terça. O número de óbitos permanece em 98.

Estão recuperados e receberam alta da Vigilância Epidemiológica 7.446 pessoas. Isso representa uma taxa de recuperação de 91.3%. Há em tratamento 610 pacientes, 580 em domicílio e 30 internados.

Internações no Centro Municipal

UTI – 19 pacientes (nove de Balneário, cinco de Camboriú, dois de Itapema, um de Porto Belo e dois de Bombinhas). A taxa de ocupação é 63%.

Clínica – oito pacientes (três de Balneário, três de Camboriú e dois de Itapema).