“Nós que somos moradores da cidade vivemos diariamente com acidentes, trancamento de esquinas, desrespeito às leis, pessoas que estacionam onde bem entendem e, se der uma chuva, mesmo fora da temporada, salve-se quem puder!”, assim começa uma carta recebida pelo Jornal O Atlântico na última semana. A carta é assinada pelo morador Silviano Dalberto Pessi.
No desabafo, o leitor se mostra insatisfeito com o trânsito da cidade e, o que é pouco comum nesses casos, propõe mudanças efetivas. Ele procurou pessoas e empresas e apresentou uma “solução barata, rápida e sem enrolação” para o trânsito de Itapema.
Avenida Nereu Ramos, sinaleira e mão inglesa
A primeira mudança proposta pelo leitor é trocar o semáforo da Rua 306 para a 318, na Meia Praia, fazendo com que a Segunda Avenida seja via única até a 318 e a entrada para a Segunda Avenida seja pelo acesso da Rua 318, que existe atualmente. “Precisaria somente trocar o Sinal quem precisa ir para destinos acima da rua 303. A troca somente consiste em tirar o Sinal da 306 e pôr na 318”, escreve.
A reportagem do Jornal Atlântico entrou em contato com a engenheira de trânsito de Itapema, Raviani Mondini. Raviani comentou as ideias do leitor. Sobre a primeira sugestão, a engenheira disse:
“É uma ótima ideia, porém ainda não é possível implantar porque não temos acesso direto da Segunda Avenida da 318 até a 306, sendo necessário retirar a edificação existente entre as ruas 310 e 308. Porém já temos o projeto de retirar o semáforo deste ponto e implantar uma rotatória pois assim o fluxo não fica parado quando não tem veículos no cruzamento”.
A segunda mudança seria fazer mão única até a Rua 318 ou a Rua 306, e fazer mão inglesa desde a ponte do Perequê. “O Sinal teria que ser implantado na ponte, fazendo que somente quem vá a Porto Belo pegue sinal e não mais o pessoal que more na Meia Praia. Como pode ser visto uma solução mais simples ainda. O trânsito até a ponte de Porto Belo tanto para ir quando para vir seria de fluxo continuo sem precisar parar em sinal para esperar”, escreve.
Troca de todas as ruas impares para mão inglesa
“Vamos supor que você quer entrar na Rua 285, tem que esperar quem está vindo na avenida ver se não irá entrar para depois você ir. Vamos na imagem para melhor compreensão”
“A ideia de transformar todas as ruas impares em mão única faria com que não fosse mais preciso esperar sair ou entrar quem vem pela Avenida, melhorando o trânsito na principal”. Segundo o leitor, essa ideia já foi protocolada na Câmara de Vereadores de Itapema, mas ainda não foi apresentada pelos vereadores daquela Casa.
Sobre a mudança, a engenheira Raviani pondera:
“Já estamos discutindo há algum tempo sobre esta alteração, pois há diversos estudos na área de engenharia de trafego que ruas para serem mão inglesa devam ter no mínimo 7m de largura, em função do raio de curva para acesso e saída da via. Se observarmos são poucas as ruas impares que possuem essa largura mínima. Porem como já informado pelo diretor do Detrami se irá começar a alterar estas ruas mais largas e observar sua funcionalidade”.
Mão Inglesa na 246C
Ainda na readequação de mão inglesa em vias da Meia Praia, o leitor pede por transformação do sentido da 246C, deixando também, em mão inglesa até o túnel do Morretes. “Todos que vem e querem ir para o Morretes, têm que sempre esperar o pessoal que está vindo no túnel passar assim criando grande trânsito na rótula e na saída. Como pode ser visto na imagem”
Como seria o ideal:
“Quem vem consegue ir até o Morretes ou a BR-101 sem precisar esperar carros passar. Assim como quem vem da BR-101 para entrar em Itapema pode entrar direto sem precisar passar pela rótula. Melhorando o trânsito em muito, com custo muito baixo”.
A engenheira Raviane diz: “Na verdade temos o estudo de alteração da Rua 246C para mão única sentido N-S e a 3 avenida mão única sentido S-N entre as ruas 254 e 244. Estamos somente aguardando a chegada de material para realizar esta alteração”.
Mais caixas amarelas
O leitor indica, também, implantação de mais caixas amarelas nos cruzamento de Itapema. Em sua concepção, as caixas deveriam ser implantadas nas seguintes localidades: Rua 306 esquinas com a Segunda Avenida/ Rua 296 Esquina com a Segunda Avenida, entrada para as escolas/ Rua 294 esquinas com a Segunda Avenida. Saída e entrada da rua das escolas/ Rua 264 Esquina com a 2º e 3º Avenida, grande fluxo de quem vem da BR/ Rua 252 fluxos de quem quer entrar na avenida Nereu Ramos vindo da Terceira Avenida / Rua 250 com a Terceira Avenida esquina do Sicredi/ Rua 252 e 250 e 248 Esquina com a Quarta Avenida. Trânsito direto todos os dias.
O que diz Cabo Ferreira, Diretor de Trânsito de Itapema?
“Em relação às sugestões do senhor Silviano, algumas já estão previstas. Quanto as mãos inglesas nas ruas ímpares, vou implantar gradativamente.
Seria necessário um tempo maior para que eu pudesse analisar com mais calma tantas mudanças como as que ele propõe. Estou à disposição da população para quaisquer esclarecimentos, atendendo diariamente das 12:00h até 18:00h na Diretoria de Trânsito, que fica anexo a Secretária de Obras. Rua 902-B, 155 — Alto São Bento”.
O que diz o Capitão Rodrigues?
“Essas mudanças carecem de muito estudo, o que envolve muitas pessoas. O trânsito é muito complicado, as vezes parece uma solução simples, mas no final acaba ficando inviável por falta de verba. Essas ideias deveriam ser pensadas junto com engenheiro de trafego e especialistas”.
Mais educação
A engenheira de trânsito de Itapema, Raviani Mondini, afirma que o problema não é tanto o trânsito em si, mas a educação dos motoristas: “O que temos que observar em relação ao trânsito, e que temos que trabalhar continuamente, é sobre informação e educação do trânsito, pois a maioria dos problemas não são causados por falhas na engenharia de trafego e sim pela má educação do usuário, tanto o motorista, o piloto, o ciclista e o pedestre. Se os usuários respeitassem a sinalização, as leis de trânsito e usassem de bom senso com certeza nosso trânsito seria muito melhor”.