A 5º edição do Festival do Camarão de Porto Belo costura histórias de força e feminilidade. A cidade, assim como as demais do Litoral catarinense, tem uma ligação forte com a pesca. Mas no município existe um diferencial, uma colônia de pescadores presidida por uma mulher.
A Colônia Z8 é formada por 4 mil pescadores, sendo 800 deles ativos, e é presidida por Dona Asta Jandt dos Santos, única mulher no Brasil que ocupa a presidência de uma colônia de pescadores. As mulheres desse grupo são as responsáveis pela produção das roupas e faixas da rainha e princesas da festa.
Os vestidos foram confeccionados artesanalmente por Dona Asta e pela filha Tatiana Wehne, que é também professora e coordenadora do curso Costurando o Mar, ministrado na Colônia. Para isso, elas estudaram as roupas açorianas, com a intenção de manter o máximo do tradicionalismo que a festa carrega.
Além disso, os vestidos têm detalhes que simulam a renda de bilro, trazida para o Brasil através dos portugueses, que é confeccionada originalmente sobre uma almofada que deve ser presa em um suporte de madeira. Os bilros, que dão nome a essa arte, são objetos de madeira que possuem uma pequena cabeça em uma das extremidades, onde a linha é enrolada para fazer o trançado da renda.
As mulheres também confeccionarão as faixas da rainha e princesas da festa, e todo esse trabalho pode ser conferido de perto no 5º Festival do Camarão de Porto Belo, entre os dias 11 e 14 de outubro na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Além de muita arte, os visitantes poderão apreciar o melhor da gastronomia baseada no camarão, shows gratuitos e diversas atrações para toda a família.
Serviço
O quê: 5º Festival do Camarão de Porto Belo
Quando: de 11 a 14 de outubro.
Onde: Praça da Bandeira Prefeito Mário José Serpa, Av. Governador Celso Ramos, Centro, Porto Belo.
Ingressos: entrada gratuita para todos os shows