Máquinas e operários trabalham de forma intensa nas obras do Binário Sul, que compreendem o prolongamento da 4ª Avenida. Após a finalização da instalação da galeria pluvial e rede de esgoto, no trecho entre a Rua 3.146 e Rua 3.020, iniciou nesta semana as obras do trecho a ser entregue neste primeiro semestre entre a Rua 2.650 e Rua 3.020.
Neste trecho, além da galeria pluvial e rede de esgoto serão executadas também as duas calçadas, a ciclovia protegida e as pistas de rolamento. “Existe a previsão de fechamento futuro das vias secundárias que passam pela obra devido à necessidade de segurança para o desenvolvimento dos trabalhos. Avisaremos a população com antecedência”, informou o diretor de Planejamento, Vladimir Marcolin Trautwein.
No trecho da Rua 2650 até a 3020 serão construídas três pistas de rolamento, estacionamento, ciclovia protegida por jardim, calçadas em paver com acessibilidade e nova iluminação em led. As áreas de entorno também receberão investimentos. Serão mais de 2 mil m² de área verde com parques infantis, academias, pequenas praças e parque para cães. Também serão implantados pontos de ônibus. Nesta fase serão investidos R$ 3 milhões. Todo recurso para a execução desta obra e dos entornos são provenientes da Operação Urbana Consociada 2 (OUC-2), relativo aos adicionais construtivos cobrados da construção civil e tem a destinação específica dos recursos para estas obras já determinadas em lei.
A obra que prolonga a 4ª Avenida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana – Binário Sul, aguardado há anos pela população. No ano passado, o Município retomou o projeto e realizou as demolições de seis imóveis residenciais, um hotel (parcial) e a limpeza de 20 terrenos para a implantação do prolongamento da 4ª Avenida. O trabalho realizado em 2017 possibilitou que a execução da obra, neste trecho de 544 metros de extensão, iniciasse em 2018. Para a realização do Binário Sul, já foram investidos R$ 34 milhões em desapropriações.