
Drenagem e aterramento já foram concluídos no espaço que contará com 600 gavetas
As obras do novo cemitério vertical de Itapema seguem em andamento na Rua 812, nº 151, no bairro Alto São Bento. A iniciativa da Prefeitura de Itapema busca solucionar a falta de espaço para sepultamentos no município e garantir infraestrutura adequada para atender à crescente demanda funerária da cidade.
O novo cemitério será construído em uma área de mil metros quadrados, ao lado do atual cemitério municipal, e contará com 600 gavetas. O projeto inclui uma tecnologia que utiliza gás para acelerar o processo de decomposição, reduzindo o tempo de ocupação das gavetas para menos de três anos. A expectativa é que o novo sistema atenda às necessidades do município pelos próximos 20 anos.
Atualmente, os trabalhos já avançaram com a drenagem e o aterramento da área. A próxima etapa será a execução da base de concreto (radier) para receber as estruturas verticais.
Além das gavetas, será construído um ossário, onde serão armazenados os restos mortais após o período de decomposição. Outro ponto importante do projeto será a contratação de uma empresa especializada para realizar o levantamento e a catalogação dos túmulos, o que vai facilitar a identificação dos sepultados e otimizar o acesso às informações por familiares e pela gestão pública.
Com uma média de 150 óbitos por ano no município, o novo modelo de cemitério vertical com decomposição acelerada representa uma solução sustentável, moderna e eficiente, que irá ajudar a evitar a superlotação ao longo dos próximos anos.




