
Estrutura foi fundamental para salvamento na orla
Menos de uma semana após o novo acordo firmado com o Governo do Estado para reforço no atendimento pré-hospitalar nas praias de Itapema, a estrutura já demonstrou sua importância com o salvamento de um pescador na manhã deste domingo (13), na Meia Praia.
O homem sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto recolhia uma rede de pesca próximo à Rua 303. A rápida ação dos guarda-vidas civis, da Motolância e da equipe avançada do SAMU foi fundamental para reverter o quadro ainda na faixa de areia. Após os primeiros atendimentos, o paciente foi levado consciente para o hospital em Itajaí, onde segue internado.
A sequência do atendimento foi decisiva: os guarda-vidas civis Everson Vieira e Gabriel Rogério foram os primeiros a agir. Em seguida, as equipes da Motolância, chegaram em 3:40 minutos com os técnicos Edinei de Souza e Marcelo Fabra. O suporte foi completado pela equipe do SAMU avançado, composta pelo socorrista Gilberto Riva, enfermeira Débora Rebelo e médica Andrea Barreto. A Polícia Militar também deu apoio à ocorrência.
“É por isso que a gente acredita tanto no trabalho integrado. Essa semana mesmo, fechamos esse novo acordo com o Governo do Estado e hoje já vimos o quanto ele é essencial. Nosso agradecimento ao Corpo de Bombeiros, ao SAMU, aos guarda-vidas e à Polícia Militar, que agiram com rapidez e salvaram uma vida. Quando o serviço público funciona junto, quem ganha é a população”, destacou o prefeito Alexandre Xepa.
O prefeito também ligou pessoalmente para o coronel Fabiano de Souza, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, agradecendo pela atuação da equipe e reafirmando a importância da parceria para a segurança nas praias, também durante o inverno.