Ondas gigantes de até 3 metros e mar agitado marcam início de frente fria em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de mar agitado entre esta quarta-feira (14) e quinta-feira (15) em Santa Catarina. Segundo o órgão, o avanço de uma frente fria favorece a formação de rajadas de ventos que podem formar ondas de até três metros no litoral catarinense.

Segundo a Defesa Civil, os ventos variam entre 40 km/h e 60 km/h em toda a costa catarinense. As rajadas favorecem a agitação do mar e ondas com pico de até três metros atingem o Litoral Sul e Florianópolis.

A formação de um ciclone na costa do Rio de Janeiro também favorece a formação de ondas com picos de até dois metros no Litoral Norte. Conforme a Defesa Civil, ao longo de quarta-feira, com o afastamento dos sistemas para o Oceano Atlântico, a agitação marítima diminui gradualmente.

Com o mar agitado, a Defesa Civil alerta para que banhistas evitem entrar na água ou praticar esportes náuticos. Atividades como pesca, navegação ou pedalar próximo à orla também devem ser evitadas.

Após calorão de 40°C, frente fria atinge SC

Nesta Quarta-feira de Cinzas (14), a frente fria segue avançando por Santa Catarina, e o dia já inicia chuvoso em todo o Estado. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor e umidade reforça as instabilidades e temporais isolados devem acontecer em todas as regiões.

Segundo a Defesa Civil, o risco é alto para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais e permanece alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

As temperaturas já não sobem tanto como nos dias anteriores. As mínimas estarão marcando entre 19°C e 23°C no Oeste, no Extremo Oeste e na Capital do Estado, também em todo o Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Nas outras regiões, os termômetros devem ficar entre 13°C e 20°C. À tarde as máximas oscilam entre 13°C e 26°C do Meio-Oeste ao litoral e variam entre 24°C e 34°C no Oeste e Extremo Oeste. Na quinta-feira (15), as temperaturas devem voltar a subir.