Paisagem na Serra de SC “congela” com geada e frio de -2,5°C

O Vale do Caminhos da Neve, localizado em São Joaquim, na Serra catarinense, amanheceu “congelado” com geada nesta segunda-feira (11). Às 8h, a estação meteorológica da Epagri registrou -2,5°C no local, uma das menores temperaturas do dia.

Imagens do local mostram a grama coberta por geada. O fenômeno acontece quando a temperatura do ar atinge ou fica abaixo de 0°C, permitindo que o vapor d’água presente no ar se condense e congele em superfícies como plantas e objetos.

Outras cidades de Santa Catarina também tiveram negativas nesta segunda-feira. Em Urupema, também na Serra, considerada a cidade mais fria do Brasil, fez -2,98°C, às 8h, a menor temperatura do dia. Em Lebon Régis, no Meio-Oeste, o termômetro registrou -2,76, às 7h.

Veja fotos da geada

Nesta segunda-feira (11), o tempo segue firme e seco em Santa Catarina, ainda por influência da massa de ar seco e frio que causou a ocorrência da terceira neve do ano, no último sábado (9). Depois de um amanhecer com frio nesta segunda, as temperaturas se elevam rapidamente e as máximas oscilam próximas dos 20°C na maioria das regiões e se aproximam dos 15°C na Serra, conforme a Defesa Civil.

Na terça-feira (12), o frio continua no amanhecer, com temperaturas mínimas em torno de 5°C na maior parte do Estado e com pontuais negativas na Serra e no Planalto Norte. No Litoral, as mínimas variam entre 7°C e 12°C. Há condições favoráveis para formação de geada nas áreas altas e de nevoeiros no Litoral e áreas próximas.

O frio perderá força a partir de quarta (13), com mínimas entre 7°C e 10°C na maioria das regiões, e próximas a 0°C na Serra e no Planalto Norte. Na quinta-feira (14), uma nova frente fria se desloca pelo Sul do Brasil, mas desta vez pelo mar, o que favorece maior cobertura de nuvens e condições para chuva fraca e isolada na faixa litorânea de Santa Catarina. A frente fria não traz muita chuva, mas em sua retaguarda avança uma nova massa de ar seco e frio, que volta a declinar as temperaturas.

Relembre a terceira neve do ano em SC