Pesca da Tainha é tradição em Bombinhas

De Maio a Julho, Bombinhas reforça as raízes culturais voltadas para a Pesca Artesanal da Tainha, e a Prefeitura, em parceria com a comunidade, apresenta aos turistas e visitantes todo este patrimônio cultural e o seu processo tradicional. Tudo começa antes mesmo das redes começarem a trazer a iguaria do mar, com a bela Missa de Abertura que marca o início dos trabalhos e pede proteção aos pescadores, na Praia de Bombas. A missa é organizada pela comunidade pesqueira, com o apoio da Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Este ano, ao final da Missa, aconteceu a entrega do Termo de Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina da “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de Um Pau Só” ao município de Bombinhas, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), tornando-se a terceira comunidade em Santa Catarina a ter a sua tradição formalmente registrada pela FCC – as outras duas são as comunidades do Campeche, em Florianópolis, e de Laguna.

Outro grande evento é o Concurso Fotográfico Cerca Rapazi, que este ano celebra pela terceira vez o encanto da tradição pesqueira através dos registros de todo o ritual do trabalho árduo dos mestres pesqueiros e o ritmo nos ranchos do município.

Para apresentar ou aprofundar o conhecimento dos visitantes e turistas sobre a tradição da Pesca Artesanal da Tainha, alunos do ensino médio Técnico em Hospedagem, da Escola Estadual Básica Maria Rita Flor, oferecem uma recepção com explicações sobre a Pesca Artesanal da Tainha e visitação guiada nos portos e ranchos de pesca da Praia de Bombas, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h.

A APAE Porto Belo/Bombinhas também realiza a Festa da Tainha anualmente entre Junho e Julho, divertindo as comunidades dos dois municípios e arrecadando fundos para sua importante obra. Já a comunidade organiza o Saragaço, uma festa repleta de diversas ações voltadas para a tradição da pesca da tainha no município, sempre no mês de Julho.

A Pesca da Tainha

Desde o dia 1º de Maio, famílias inteiras se reúnem nos ranchos de pesca espalhados pelas praias da cidade para vigiar e preparar o cerco. De acordo com a Portaria nº 04 de 14 de Maio de 2015, do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente, o período oficial de pesca da tainha para modalidade de cerco e desembarcada, ou não motorizada, segue até dia 31 de Julho. A Pesca Artesanal da Tainha é protegida como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina conforme a Lei Nº 15922/2012, e Municipal pela Lei 1285/2012.