Polícia Militar sofre ataques do crime organizado. Outras ações foram frustradas pelos serviços de inteligência

Secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira, falou há pouco com a reportagem do SCPortais sobre os ataques a casas de policiais militares, a prédios e viaturas da Polícia Militar (PMSC), e ao Centro Administrativo do Governo do Estado. Afirmou que os ataques são uma reação às ações que os órgãos da Segurança Pública catarinense estão impondo ao crime organizado, com apreensão de armas e drogas e com prisão de lideranças. “Mas a maioria do que eles planejaram não ocorreu. Nossas guarnições estão muito atentas, a inteligência está atuante e vários ataques foram frustrados”, informou em rápida entrevista.

Nossa reportagem tentou falar com o comandante geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, mas ele estava em reunião tratando do assunto. O Centro de Comunicação Social divulgou os seguintes ataques (Reprodução do texto recebido, com pequenas correções, destaques e abertura de siglas feitos pelo SCPortais para melhor entendimento ):

  • DISPARO DE ARMA DE FOGO CONTRA GUPM (Guarnição da Polícia Militar)

4°BPM – FLORIANÓPOLIS

No dia 05/08/2018, por volta das 23h02, na Rua professor Aníbal Nunes Pires, bairro Centro, cidade de Florianópolis, mais precisamente na subida da comunidade conhecida como Morro da Queimada, a GUPM em rondas no local foi surpreendida por disparos de arma de fogo e revidou a agressão. Segundo informações, ninguém foi detido e nenhum policial foi ferido durante o fato.

  • CONFONTRO CONTRA GUPM (Guarnição da Polícia Militar), SUSPEITO EM ÓBITO

22°BPM – FLORIANÓPOLIS

No dia 05/08/2018, por volta das 23h44, na Avenida Governador Ivo Silveira, bairro Estreito, cidade de Florianópolis um grupo de homens roubou um veículo FIAT/DUCATO branco e estava ateando fogo no mesmo em via pública. Guarnições PM deslocaram ao local e foram recebidas a disparos de arma de fogo, diante da ameaça revidaram. Dois homens foram baleados na ação, (17 anos passagens criminais por estelionato e posse de drogas) veio a óbito no local e um outro (16 anos passagens criminais por tráfico de drogas, receptação, resistência e lesão corporal) que foi conduzido ao hospital com vida. Polícia Civil foi acionada e o veículo foi conduzido para entrega na 3°DP (Delegacia de Polícia) da Capital.

  • DISPARO DE ARMA DE FOGO

4º BPM – FLORIANÓPOLIS

No dia 06/08/2018, por volta das 01h29min, na Rodovia SC 401, N°4600, bairro Saco Grande, cidade de Florianópolis, foram efetuados cerca de cinco disparos de arma de fogo na guarita dos Fundos do Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina. Os autores do fato não foram identificados até o momento.

  • DISPAROS DE ARMA DE FOGO

16º BPM – PALHOÇA

No dia 05/08/2018, por volta das 00h45min, Barra do Aririú, Palhoça, ocorrência de disparos de arma de fogo em residência de policial militar. Cerca de 9 disparos de arma de fogo foram feitos contra a residência, sendo que 4 deles atingiram as paredes da casa. Foram encontradas 9 cápsulas de pistola calibre 9mm. Ninguém ficou ferido na ação dos criminosos. Os suspeitos estavam em um veículo FIAT UNO PRATA e não foram identificados até o momento.

  • DISPARO DE ARMA DE FOGO

7°BPM – SÃO JOSÉ

No dia 05/08/2018, por volta das 11h00, na AV. Engelberto Koerich, bairro Colônia Santana, constatou-se que a Base PM localizada no endereço citado teria sido alvejada por disparos de arma de fogo. Acredita-se que o fato teria ocorrido durante a madrugada.

  • DISPARO DE ARMA DE FOGO

16°BPM – PALHOÇA

No dia 05/08/2018, por volta das 00h30, no bairro Barra do Aririú, a residência de um PM foi alvejada por disparos de arma de fogo. Foram efetuados cerca de 20 tiros de arma calibre 380.

  • DISPARO DE ARMA DE FOGO

7°BPM – SÃO JOSÉ

No dia 05/08/2018, por volta das 11h00, no bairro Sertão do Imaruim, dois suspeitos, em uma motocicleta de cor escura, efetuaram disparos de arma de fogo contra uma VTR (viatura) do DEAP (Departamento de Administração Prisional). Houve troca de tiros, porém os suspeitos conseguiram se evadir. Posteriormente, dois alvejados deram entrada no Hospital Regional, um adolescente de 16 anos (sem passagens) e um homem de 20 anos (passagem por adulteração de veículo automotor). Os mesmos relataram que estavam trafegando com a moto na localidade da Colônia Santana, quando foram vítimas de disparos de arma de fogo. Um dos masculinos relatou que achavam ter sido uma guarnição do DEAP os responsáveis pelos disparos.

  • CONFRONTO COM A GUPM, SUSPEITO EM ÓBITO

12º BPM – TIJUCAS

No dia 03/08/2018, por volta das 19h00min, na Rua Paulo B. da Silva, s/nº, bairro Imacol, cidade de Tijucas, um suspeito entrou em confronto com a GUPM (Guarnição da Polícia Militar) e veio a óbito no local. A GUPM, em operação em conjunto com a Polícia Civil para a captura do suspeito (18 anos, possui Mandado de Prisão Ativo e 59 registros policiais, dentre os crimes tem-se: roubo, posse de drogas, tráfico de drogas, furto qualificado entre outros), que entrou em confronto com a GUPM. O suspeito estava armado de uma pistola 92 9mm e efetuou vários disparos contra o policial. A GUPM revidou e acertou o suspeito, que cessou a agressão. Foi acionado o Corpo de Bombeiros para o socorro, porém o mesmo entrou em óbito no local. O suspeito era considerado o indivíduo de maior periculosidade do PGC (Primeiro Grupo Catarinense, crime organizado) fora do cárcere, o qual teria missões de ataques a agentes públicos. Era apontado como 0 segundo no tráfico do Morro do Mocotó, na Grande Florianópolis, e, segundo informações, estaria aproveitando o vácuo de poder no bairro Jardim Progresso, em Tijucas, para tentar dominar o tráfico no local.

  • DISPARO DE ARMA DE FOGO EM BASE OPERACIONAL PM

7º BPM – SÃO JOSÉ

No dia 04/08/2018, por volta das 03h40min, na Rua Benjamin Gerlach, nº 876, bairro Fazenda Santo Antônio, cidade de São José. Ocupantes de um veículo passaram em frente à Base policial e um suspeito efetuou diversos disparos que atingiu a Base Operacional PM. A GUPM (Guarnição da Polícia Militar) fez buscas pelo local e não localizou os autores do fato. Acionado o IGP (Instituto Geral de Perícias) para o local.

  • DISPARO DE ARMA DE FOGO EM BASE OPERACIONAL PM

4º BPM – FLORIANÓPOLIS

No dia 04/08/2018, por volta das 03h45min, na Avenida Governador Gustavo Richard, bairro Centro, cidade de Florianópolis, um veículo CITROEN/C3 AIRCROSS EXCM (MKR7631) efetuou cerca de 10 disparos contra o PCS (Posto Comunitário de Segurança) Ilha. Posteriormente GUPM (Guarnição da Polícia Militar) em rondas localizou o veículo estacionado na Rua Silva Jardim com o motor ainda quente. Em consulta ao SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública) foi constatado que o mesmo possuía registro de roubo. Em busca no interior do veículo foram encontradas 04 munições de 9mm deflagradas. O IGP (Instituto Geral de Perícias) foi acionado para comparecer no local. O veículo foi encaminhado para a 1°DP (Delegacia de Polícia) Civil da Capital. Foram feitas buscas na região, porém os autores do fato não foram localizados.

(Por Andréa Leonora)