O primeiro filhote de baleia-franca nascido em Santa Catarina avistado na temporada 2023 foi registrado por câmeras no mar de Laguna, no Sul do estado. O recém-nascido foi visto junto com a mãe, que já é conhecida do Projeto Franca Austral (ProFranca) desde 2013.
O filhote foi visto na terça-feira (27). As primeiras baleias-francas da temporada 2023 no litoral catarinense foram avistadas há duas semanas, conforme o ProFranca.
Mãe e filhote estavam na Praia de Itupirabá Sul. “Pela nossa avaliação, o filhote tem pouquíssimos dias de vida, pois a mãe foi uma das primeiras baleias avistadas nesta temporada, e estava sozinha. Ela já é velha conhecida do ProFranca, registrada em 2013”, afirmou Karina Groch, diretora do projeto.
O avistamento do filhote ocorreu antes do previsto, já que a reprodução desses mamíferos costuma ocorrer entre julho e setembro.
“Nesta época elas [baleias-francas] migram da Antártica até nosso litoral para parir e amamentar seus filhotes”, explicou Karina Groch.
Ela elaborou que os animais vêm a Santa Catarina à procura de águas mais quentes e calmas, livres de predadores. Esse ambiente é mais seguro para filhotes recém-nascidos.
Há duas semanas, os primeiros registros de baleias-francas na temporada 2023 no litoral catarinense ocorreram na Praia Grande, em Laguna, e nas praias do Ibirapuera e Vila Nova, em Imbituba, também Sul do estado.
Visitas a SC
De acordo com o ProFranca, 228 baleias foram encontradas em Santa Catarina em 2022, número mais alto em cinco anos.
Nos anos anteriores, a quantidade de registros foi menor. Em 2021, por exemplo, 120 baleias foram encontradas no estado. Um ano antes, os pesquisadores da ProFranca encontraram 42 animais. Em 2019 passaram 53 mamíferos da espécie. Já em 2018, quando houve o maior registro desde a década de 1980, 273 animais foram identificados.