A páscoa, assim como outras datas comemorativas do ano, é marcada por supermercados e estabelecimentos cheios de consumidores procurando a melhor oferta na hora de comprar chocolates e os famosos ovos para presentear a família e amigos. Pensando nisso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Balneário Camboriú, realizou durante os primeiros dias de março, uma pesquisa de preços envolvendo os principais estabelecimentos e marcas da cidade.
Os produtos analisados foram chocolates de todas as formas e tipos, desde os clássicos ovos de páscoa até as caixas de bombom. Seguindo o padrão das marcas mais comercializadas, o programa analisou chocolates de três marcas em cinco grandes estabelecimentos comerciais do Município. Entre os produtos presentes em todos os estabelecimentos, a variação de preço chegou a mais de 40% entre os produtos mais baratos e caros de cada categoria, enquanto que a menor variação foi de 4,58%.
A professora Elisabete Antunes segue o principal conselho do PROCON à risca na hora de ir ao mercado. “Sempre faço pesquisa de preços, combino com as minhas amigas de cada uma ir em algum mercado diferente e avisar os preços das mercadorias mais básicas uma para outra; esse procedimento facilitou muito na hora de fazer as compras”, diz a professora.
Além da pesquisa de preços, o PROCON sinaliza outros procedimentos que são essenciais para quem deseja comprar de maneira mais segura. “Inicialmente a pesquisa é de suma importância, assim como observar o quantitativo das embalagens, que podem variar entre marcas. Verificar o vencimento dos produtos e se o produto está em promoção porque se aproxima da data de vencimento ou se está danificado também fazem parte das dicas e orientações”, disse a fiscal de relações de consumo do PROCON/BC, Andressa Abreu Lins.